Roger Federer vence Nadal e vai à final em Wimbledon

Sem dúvidas, para o mundo do tênis, Roger Federer e Rafael Nadal protagonizam uma das rivalidades mais quentes da história. “Fedal” como ficou conhecido o duelo, sempre atrai a atenção da torcida.

Em Wimbledon, nesta sexta-feira, a dupla se enfrentou pela quadragésima vez. Contrariando o favoritismo na quadra, Roger Federer conseguiu bater Rafael Nadal por 3 sets a 1, com parciais de 7/6, 1/6, 6/3 e 6/4, durante 3 horas e 2 minutos de partida.

Roger Federer
40.º duelo entre Nadal e Federer. Foto: Divulgação Wimbledon / Twitter

Com a vitória, Federer garantiu sua vaga na final de Wimbledon e vingou alguns encontros anteriores que teve com Nadal. Afinal, no mês passado o espanhol eliminou Roger em Roland Garros. Além disso, a última vez que os dois se encontraram em Wimbledon, Nadal venceu Federer na decisão em 2008.

O jogo desta sexta marcou um confronto de nível elevado. Aliás, não parecia em nada com a última vez que os tenistas se encontraram no saibro, em junho. Roger Federer conseguiu ter um aproveitamento bastante elevado. Nadal, que é conhecido por saber devolver bem as jogadas, sentiu dificuldade com os lances fortes do suíço.

O duelo

O primeiro set começou a altura da dupla campeã. A tensão pairava sob o gramado do Centre Court mas os tenistas conseguiram manter o equilíbrio. No início não houve quebra de serviços. A dupla estava bem concentrada e disposta a vencer.

ANÚNCIO

O aproveitamento dos saques chegou aos 90%. No oitavo game da etapa inicial, Nadal baixou um pouco o nível e só conseguiu se salvar pelo erro de Federer no break point. O espanhol empatou a partida.

Na sequência, a dupla partiu para o 9º game. No desempate, Nadal quase levou a melhor mas Federer reagiu quando o placar marcava 3/2 para o espanhol. O suíço começou a jogar de forma agressiva e ficou difícil para Rafael conter as jogadas. Roger Federer virou o jogo, marcando 5 pontos, um atrás do outro. O set terminou em 7/3 para o suíço.

No segundo set, Federer continuou dominando o ritmo do jogo até Nadal quebrar um serviço. O espanhol conseguiu fazer 12 pontos e assustou Federer, que começou a jogar tenso. Na sequência, Federer perdeu mais um saque e mais um game. Nadal conseguiu fechar a etapa em 6/1 e empatou o jogo.

Na terceira etapa, Federer esteve com um aproveitamento melhor e mais confiante. No quarto game o suíço fez uma quebra de serviço e marcou 3/1. Porém, a quebra foi a única do set. A partida se manteve em alto nível. Federer conseguiu fechar a etapa em 6/3, quando sacou para Nadal, que não ter chance de devolver. 

O set final foi todo de Roger Federer. O suíço pressionava na devolução e manteve a superioridade no jogo. Voltando às quebras de saques, Federer conseguiu contar vantagem já no terceiro game. Rafael ainda conseguiu se manter no jogo e salvou dois match points. Mesmo com break point para Nadal, Federer continuou ofensivo e terminou o set em 6/4.

Roger Federer garante vaga na final

Com a vitória de hoje, o tenista suíço garantiu sua vaga na final do torneio britânico. O próximo duelo será contra Novak Djokovic, amanhã (14) às 10h.

O histórico de Federer contra o tenista sérvio não é muito bom. Nas duas decisões que enfrentou contra o Djokovic em Wimbledon, o suíço saiu derrotado.

 

 

 

 

 

 

 

ANÚNCIO