Tudo o que você precisa saber sobre a final da Libertadores

River Plate e Flamengo se enfrentam na final da Libertadores de 2019, que será realizada, pela primeira vez, em uma única partida.


River Plate e Flamengo disputam a primeira final da Libertadores, que será realizada em um único jogo. A partida ocorrerá no dia 23 de novembro em Santiago, no Chile.

No total, essa será a décima quinta (15ª) vez que Brasil e Argentina realizam uma final da Libertadores. Dessas finais, a Argentina se deu melhor, levando 9 troféus, enquanto o Brasil levou apenas 5.

final da libertadores
Foto: (reprodução/internet)

O River Plate vai para a sua sétima final da Libertadores, enquanto que o Flamengo faz a sua ‘estreia’ na final desse campeonato. O time argentino já enfrentou um time brasileiro em uma final. Foi em 1976, contra o Cruzeiro, e acabou derrotado.

Grêmio x Flamengo

A semifinal, que levou o Flamengo à decisão que ocorrerá em 23 de novembro, foi contra o Grêmio. No primeiro jogo, na capital gaúcha, o Flamengo levou a melhor, saindo de lá com um ‘simples’ 1 x 0.

ANÚNCIO

No jogo de volta, dentro do Maracanã, o Grêmio foi com tudo para cima do rubro-negro, mas não teve um bom resultado. Nesse segundo jogo, o Flamengo também levou a melhor e goleou o time gaúcho em 5 x 0.

O Grêmio já tinha participado da final da Libertadores em 2017, perdendo o título para o Boca Juniors, que fez a outra semifinal do campeonato desse ano.

Boca Juniors x River Plate

Já a outra semifinal foram entre os dois times argentinos. O River Plate se deu melhor no primeiro jogo, saindo com uma vitória de 2 x 0 sobre o Boca Juniors. Boca Juniors que já disputou 5 finais da Libertadores, saindo campeão em 4 delas.

Essas 4 vitórias foram todas realizadas em cima de times brasileiros, sendo eles Cruzeiro, Palmeiras, Santos e Grêmio. Para o segundo jogo, o Boca Juniors, precisando de uma vitória de, no mínimo, 2 x 0, foi para cima do River Plate com todas as suas fichas.

O Boca Juniors ganhou a segunda partida da semifinal. Porém, o resultado de apenas 1 x 0 garantiu a vaga do River Plate na final da Libertadores.

Final da Libertadores entre times argentinos e brasileiros

Como dito, o jogo entre River Plate e Flamengo será equivalente à 15ª disputa na final da Libertadores realizada entre Brasil e Argentina ao longo dos anos.

Abaixo, segue a lista das 14 disputas realizadas até então e os respectivos campeões. Confira:

Século XX

1963 – Santos x Boca Juniors – Campeão: Santos;
1968 – Estudiantes x Palmeiras – Campeão: Estudiantes;
1974- Independiente x São Paulo – Campeão: Independiente;
1976 – Cruzeiro x River Plate – Campeão: Cruzeiro;
1977 – Boca Juniors x Cruzeiro – Campeão: Boca Juniors;
1984 – Independient x Grêmio – Campeão: Independiente;
1992 – São Paulo x Newell’s Old Boys – Campeão: São Paulo;
1994 – Vélez Sarsfield x São Paulo – Campeão: Vélez Sarsfield;

Século XXI

2000 – Boca Juniors x Palmeiras – Campeão: Boca Juniors;
2003 – Boca Juniors x Santos – Campeão: Boca Juniors;
2007 – Boca Juniors x Grêmio – Campeão: Boca Juniors;
2009 – Estudiantes x Cruzeiro – Campeão: Estudiantes;
2012 – Corinthians x Boca Juniors – Campeão: Corinthians;
2017 – Grêmio x Lanús – Campeão: Grêmio.

São mais de 50 anos de tradição em final da Libertadores disputadas entre Brasil e Argentina. A partida final será disputada no Estádio Nacional de Santiago.

ANÚNCIO