Vídeo de esporte feminino censurado na TV Iraniana?

Vídeo que circula na internet é montagem


Um vídeo onde aparecia a transmissão de uma competição de atletismo feminina com uma tarja preta de censura foi divulgado na internet e acabou viralizando. Políticos e jornalistas chegaram a divulgar o vídeo, contudo, ao que tudo indica isso não passava de uma grande sátira feita por canais da Rússia.

O vídeo com censura

vídeo
Foto: (reprodução/internet)

O vídeo mostra uma transmissão de esportes na categoria atletismo feminino, onde as atletas aparecem censuradas por uma tarja preta. A competição estaria sendo transmitida por um canal de televisão iraniana. O vídeo não possui som.

O vídeo passou a circular na internet na época em que estava acontecendo o Mundial de Atletismo em Doha, entretanto após alguns segundos é possível notar no canto do vídeo o logo da prefeitura de Paris, eliminando a possibilidade de haver alguma conexão entre a competição e o vídeo censurado.

O filme foi amplamente divulgado nas redes sociais, sobretudo twitter e facebook, viralizando e se tornando Trend Topic. Ele chegou até mesmo a ser compartilhado pela parlamentar francesa Valérie Boyer.

Jornalistas do Le Monde, BFM TV e Paris Match também compartilharam o vídeo em suas redes sociais, ajudando na repercussão da notícia falsa.

ANÚNCIO

Suspeitas de ser um vídeo falso

A primeira suspeita de que o vídeo era falso é o fato de que estaria havendo a transmissão do Mundial de Atletismo em Doha (no Qatar), enquanto o vídeo claramente mostrava a prefeitura da Paris (na França).

Após uma breve pesquisa foi constatado que o campeonato transmitido havia sido uma competição que ocorreu em Paris pela Liga de Diamante, em 2013.

Outra análise feita por frames do vídeo constataram que ele já havia sido publicado na internet em um canal de notícias “falsas” no Youtube. Este mesmo canal havia manipulado o vídeo original e acrescentado a tarja de censura.

Neste canal do youtube, o vídeo havia sido postado com o título de “As competições femininas transmitidas por canais árabes”, mais uma vez desmentindo os fatos sobre ser uma transmissão da televisão iraniana.

Os boatos sobre a transmissão de esportes femininos no Irã ser feito com tarja preta veio desde 2013, quando alguns vídeos fazendo uma sátira sobre o Irã foram compartilhadas no youtube. Esses vídeos eram de um canal chamado “ONTEN”.

Como realmente é a transmissão de esportes femininos no Irã

Após a Revolução Iraniana ocorrida 1979, o país se tornou uma república islâmica teocrática. A atual lei vigente do Irã estabelece que as mulheres devem usar obrigatoriamente um véu, e além disso elas são tratadas com inferioridade perante os homens.

Por conta disso, geralmente competições femininas nem sequer são transmitidas na televisão iraniana. Os canais de comunicação apenas divulgam os resultados das competições, e isso só ocorre quando o resultado é positivo.

As competições femininas somente são transmitidas na televisão aberta quando o traje usado pelas atletas é considerado “adequado” segundo a lei e a religião do país. Exemplos de competições transmitidas são os jogos de futsal e algumas lutas.

ANÚNCIO