Estação Cidadania Esporte tem prazo de entrega ainda para 2019

O projeto já entregou 22 Centros de Iniciação ao Esporte e pretende entregar mais 12 unidades até o final de 2019.


Estação Cidadania Esporte é o nome do projeto desenvolvido pelo Governo Federal que visa levar uma estrutura para práticas esportivas em variadas cidades. Há um prazo de entrega de mais 12 Centros de Iniciação ao Esporte ainda em 2019.

Em resumo, alguns dos Centros de Iniciação ao Esporte distribuídos pelo Brasil estão sendo remodelados para entregar mais benefícios para os cidadãos e, também, para os atletas que utilizam as unidades para treino. Dessa forma, esses centros passam agora a serem chamados de Estação Cidadania Esporte.

estação cidadania esporte
Foto: (reprodução/internet)

Quais os objetivos de uma Estação Cidadania Esporte?

Com a atualização desses ambientes, a primeira diferença é que eles passam a serem abertos para as comunidades também poderem desenvolver atividades em seus ambientes e praticarem esportes nas quadras esportivas.

O local deixa de ser apenas um centro de treinamento para atletas e passa a compor as políticas de oferta de prevenção e enfrentamento à violência no Brasil. Ou seja, é uma forma das pessoas das comunidades promoverem seus valores de cidadania e fortalecerem os vínculos familiares e, também, comunitários.

Além disso, o projeto visa fomentar a participação social das pessoas através do desenvolvimento de ações socioassistenciais, culturais e esportivas. A Estação Cidadania Esporte também passa a aceitar as práticas de atividades culturais em seus domínios, como shows musicais, apresentações teatrais, exposições, enfim, todo o tipo de atividade cultural.

ANÚNCIO

As estações agora também estão equipadas com equipamentos e profissionais que visam dar acesso a diferentes modalidades esportivas para as comunidades, encontrar talentos entre os praticantes e desenvolver neles o treinamento necessário para se tornarem atletas.

Cada estação está equipada para fornecer até 13 modalidades de esportes diferentes e até 6 esportes paraolímpicos. Ou seja, as estações buscam atletas com potencial de se tornarem atletas olímpicos ou paraolímpicos também.

Entre as 13 modalidades de esportes que podem ser disponibilizados em uma Estação Cidadania Esporte, estão:
Levantamento de peso;
Basquete;
Handebol;
Badminton;
Judô;
Taekwondo;
Vôlei;
Boxe;
Esgrima;
Ginástica rítmica;
Atletismo;
Tênis de mesa.
Já os esportes paraolímpicos são:
Esgrima em cadeira de rodas;
Vôlei sentado;
Halterofilismo;
Tênis de mesa;
Judô;
Goalball.
Por fim, ainda é disponibilizado o Futsal, que não é um esporte Olímpico.

Estação Cidadania Esporte em números

Ao total, 127 municípios e cidades espalhados pelo Brasil possuem ou possuirão, em breve, uma Estação Cidadania Esporte.
Em 2019, foram previstas as entregas de 34 estações. 22 já foram entregues e outras 12 estão com prazos para entrega ainda em 2012.

O Governo Federal investiu um total de mais de 450 milhões de reais em 2019 para realizar essa tarefa. Até o momento, já foram liberados e utilizados desse valor pouco mais de 300 milhões de reais.

Entre as cidades que já possuem estações ativas em 2019 estão:
Franco da Rocha;
Uberaba;
Maringá;
Arapongas;
Rio Branco;
Petrópolis;
Santana de Paraíba;
Barueri;
Uberlândia;
Taboão da Serra;
Curitiba;
Curitiba (sim, são duas unidades na cidade);
Itapevi;
Cascavel;
Praia Grande;
Cruzeiro do Sul;
Franca;
São José do Rio Preto;
Pinhais;
Caxias do Sul;
Guarapuava;
Parnaíba.
As estações com prazo de entrega ainda para 2019 são:
Itapetininga;
Canoas;
Teresina;
Santa Cruz do Sul;
Cariacica;
Muriaé;
Campina Grande;
Apucarana;
Sumaré;
Santa Bárbara D’Oeste;
Aparecida de Goiânia;
Ponta Grossa;
São José dos Pinhais.

Gostou de saber sobre a Estação Cidadania Esporte? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

ANÚNCIO