Olimpíadas 2020, conheça os 5 esportes novatos. Ep 2

Sabia que as olimpíadas existem desde meados de 776 a.C.? Os jogos começaram na cidade de Olímpia, que ficava na Grécia antiga. No começo, era um evento em homenagem aos deuses gregos, principalmente Zeus.

Além de homenagear os deuses, os jogos também tinham como objetivo promover a amizade e integração entre os povos. Até a décima terceira competição, era apenas corrida, mas no quinto século antes de Cristo, já eram 10 modalidades.

O tempo foi passando, os jogos foram evoluindo, outros esportes entraram, alguns saíram e esse ano, teremos mais uma edição e essa vai ser um pouco mais especial, vai ter 5 novos esportes, karatê, escalada, skate, surfe e beisebol.

Olimpíadas
Fonte (Reprodução/internet)

Bem, ontem vimos um pouco sobre o surfe e sobre o skate, hoje, vamos dar continuidade falando sobre o karatê, beisebol e escalada. Está preparado? E que os jogos comecem!

Daniel San nas olimpíadas? Karatê vai valer medalha esse ano!

Encerar o carro e pintar a cerca podem ajudar a ganhar uma medalha esse ano (pequena referência ao primeiro Karatê Kid, de 1984). O Karatê entrou nas olimpíadas esse ano e o Brasil está chegando com 30 competidores.

ANÚNCIO

A palavra Karatê significa “mãos vazias” e é um esporte que mistura a cultura japonesa e chinesa e sua origem é similar à origem da capoeira no Brasil. Surgiu como um método de autodefesa, em uma época em que qualquer arma era proibida.

Tudo começou na ilha de Okinawa, uma ilha que pertencia à China e quando passou para o poder japonês o uso de qualquer arma foi proibido pelos fidalgos japoneses, isso foi para evitar alguma rebelião. Então a população começou a se defender de “mãos vazias”, por isso o nome com esse significado.

Olimpíadas
Fonte (reprodução/internet)

Cada mestre possuía seu estilo próprio. Ah, quase esqueço de comentar, no século XIX as armas foram liberadas, então o karatê começou a ser praticado como enfoque em educação física e fundamentação espiritual.

O principal responsável pela popularização do esporte foi o mestre Gichin Funakoshi que em 1916 fez a primeira demonstração pública, em Kyoto e em 1921 a apresentação foi para o futuro imperador do Japão, Hiroshita.

Depois da derrota do Japão na segunda guerra mundial, os japoneses foram proibidos de praticar o esporte, mas, parece que alguns alunos de Funakoshi também eram bons na argumentação e convenceram o exército de que era algo inofensivo e, como os soldados também desejavam aprender aquela arte marcial ela acabou sendo liberada.

Bem, os japoneses começaram a migrar para diversas nações, com isso, o karatê foi se espalhando pelo mundo e ganhando diversos adeptos.

Beisebol, um dos queridinhos da America.

Provavelmente você já viu beisebol em algum filme, estou certo? Depois de um tempo fora das olimpíadas, ele estará de volta. O esporte com uma origem incerta, mas com a “certidão de nascimento” do ano de 1839, voltou para as olimpíadas.

Como há controvérsias sobre a origem do esporte, se é estadunidense ou inglês, irei optar pelo posicionamento da National League, uma das instituições mais antigas da modalidade. Segundo ela, Abner Doubleday é o responsável por estabelecer as bases do esporte no ano de 1839, sendo uma criação dos Estados Unidos da América.

Bem, há registros documentais do século XIV de um esporte bem parecido, na França, o que faz da origem do esporte ainda mais incerta. É, determinar a origem exata é complicada, mas que é um fator extremamente importante na cultura norte americana é algo claro de se perceber.

Olimpíadas
Fonte (Reprodução/internet)

Já no Brasil, ele não é tão popular, nem muito praticado. Ele chegou aqui em 1936 em São Paulo, capital. Mas, o maior destaque de praticantes ficou por conta de imigrantes morando aqui.

E por último, mas não menos importante, a Escalada.

Derivado do montanhismo, ou alpinismo que surgiu em 1789, no decorrer das décadas de 1940 e 1950 o esporte começou a tomar as configurações de hoje, foi quando o primeiro pico com mais de oito mil metros, o Annapurna, foi alcançado.

O Everest foi alcançado pela primeira vez em 1953, pelo neozelandês Edmund Hilary e o sherpa Tensing Norka. E pensar que atualmente, até no Everest está tendo “engarrafamento

A consolidação como esporte moderno, com novas técnicas desenvolvidas e treinos rigorosos para uma maior eficácia dos escaladores, se deu apenas nos anos 60. Ah, sobre o Everest, em 1978 Reinhold Messner atingiu o Everest sem oxigênio engarrafado.

Olimpíadas
Fonte (Reprodução/internet)

Com o avanço da tecnologia, as dificuldades foram sendo superadas cada vez mais e locais mais e mais altos foram sendo alcançados, e agora, chegou as olimpíadas.

11 esportes que saíram das olimpíadas

Bem, se você leu o texto de ontem, viu que eu comentei de 11 esportes que saíram das olimpíadas nos últimos anos e, como prometido, aqui está a lista desses 11 esportes. Vamos lá?

  • Cabo de guerra;
  • Motonáutica;
  • Críquete;
  • Croquet;
  • Jeu de paume;
  • Lacrosse;
  • Pelota basca;
  • Polo;
  • Raquetes;
  • Beisebol, sim, ele já foi das olimpíadas, saiu e está voltando.;
  • Softbol.

Caso queira saber mais sobre esses esportes, você pode dar uma conferida aqui.

ANÚNCIO