Jogos olímpicos, unindo povos desde a antiguidade – Veja a história

Depois do Rio 2016, 2020 é a vez de Tokyo receber os jogos olímpicos e esse ano ainda está vindo com muitas novidades, incluindo 5 novas modalidades! Mas, antes de falarmos das novidades, vamos voltar um pouco no tempo para conhecer a origem?

A cada 4 anos temos as Olimpíadas, a imagem que temos dos jogos é bem recente, do século XIX para dizer a verdade, mas a origem deles remontam à Grécia Antiga e possuíam uma grande interferência da mitologia grega.

Bem, se você gosta de história vai gostar muito de conhecer a história das olimpíadas! Então, antes de acompanharmos os jogos e torcermos para ver o hino nacional sendo cantado durante a entrega das medalhas, vamos conhecer um pouco da história?

Jogos Olímpicos
Fonte (Reprodução/internet)

Então, sem mais delongas, vamos embarcar nessa aventura? Vamos ver a origem e um pouco da evolução das olimpíadas!

E que os jogos comecem! Surgem os jogos olímpicos.

O ano é 776 a.C., Estados Unidos da  América, Grã-Bretanha e China ainda não existiam para dominar o quadro de medalhas (esses foram o 1°, 2° e 3° colocados no quadro de medalhas nas olimpíadas de 2016), bem, na realidade nem existiam tantos esportes como é atualmente.

ANÚNCIO

Os jogos aconteciam na cidade de Olímpia, caso você se questionasse o porquê do nome Olimpíadas, eis sua resposta. Os jogos atraíam cidadãos de outras cidades que viajavam para cada um poder participar das competições.

Na mitologia, as olimpíadas surgiram quando Hércules, o semideus filho de Zeus com uma mortal, foi desafiado por Hera a cumprir doze desafios considerados impossíveis. Ao concluir o quinto desafio (limpar os currais do rei Áugias), ele decide iniciar um festival em homenagem à Zeus, seu pai.

Algumas curiosidades

Como parte da tradição, na abertura dos jogos era realizado um sacrifício de animais em homenagem à Zeus e em todas as competições havia alguma relação com o culto a essa divindade.

O primeiro vencedor das olimpíadas foi Corobeu. Ah, no começo não haviam tantos esportes. Havia a corrida, que era dividida em diversas modalidades, incluindo uma corrida de 190 metros vestindo a armadura e armas de um hoplita (soldado da linha de frente). Isso sem falar das bigas e quadrigas.

Além de corridas, havia o pentathlon que consistia em cinco esportes: salto, lançamento de discos, lançamento de dardos, corrida e luta (que eram “um pouco” mais violentas que atualmente, incluindo um vale tudo, que realmente valia tudo)

Nem tudo são rosas na vida das Olimpíadas, fim e retorno dos jogos olímpicos…

Com o fim das cidades estados, isso é, com o fim da Hélade, as Olimpíadas sumiram e foram esquecidas, isso por séculos. Outros esportes foram surgindo, mas ainda não havia nenhuma celebração da proporção da que acontecia em Olímpia.

Apenas na década de 1890, um aristocrata e pedagogo suíço, Pierre de Frédy, vulgo Barão de Coubertin, decidiu restaurar as práticas esportivas por acreditar que a prática de esportes deve ser estimulada na sociedade contemporânea, especialmente entre os jovens.

Ah, algo bem comum na época do barão eram combates entre potências imperialistas, então para o Pierre de Frédy, os jogos ajudariam a promover uma paz entre as nações.

O projeto foi apresentado durante o 5° aniversário da União das Sociedades Francesa de Esportes Atléticos, por isso o idioma oficial das olimpíadas é o francês. Ah, isso foi no ano de 1892.

Dois anos depois durante o congresso esportivo-cultural, diante de uma platéia com, mais ou menos, duas mil pessoas, incluindo 79 representantes de sociedades esportivas e universitárias de 13, a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos foi apresentada novamente.

E assim, em 1896, na capital da Grécia, Atenas, com ajuda de Demtetrius Vikelas, os jogos modernos de verão retornaram! Ah, o projeto também previa o resgate dos símbolos das Olimpíadas, incluindo o acendimento da chama olímpica.

E você está ansioso para as olimpíadas desse ano? Sabia que foram acrescentados 5 esportes? E se você está querendo ver os jogos pessoalmente, entre aqui e saiba como conseguir sua passagem!

ANÚNCIO