O ano que se aproxima é o ano do Skate. Esse esporte tem sido cada vez mais valorizado e a grande novidade é que ele irá participar das olimpíadas de Pequim em 2020. Será a primeira vez que o esporte estará presente, apesar de já ser praticado há muito tempo e possuir diversos campeonatos específicos.
Os atletas que se especializaram no skate, geralmente começaram a treinar nas ruas através de improvisos de lugares para poder fazer as suas manobras. Com isso, o esporte foi se popularizando e crescendo dentro da sua categoria.
O skate chegou no Brasil nos anos 60 através dos surfistas americanos. Mas foi só nos anos 70 que ele começou a ganhar espaço nos cenários urbanos através dos primeiros campeonatos.
Foi o Rio de Janeiro que ganhou a primeira pista de skate na mesma década e a partir daí o esporte não parou de crescer, sobretudo no estado.
Saiba mais sobre o skate e conheça lugares no Brasil que dá para praticar o esporte para se especializar profissionalmente ou se divertir:
Qual a relevância do Skate para os brasileiros?
A década de 90 foi muito promissora para o esporte no Brasil, na época muitos meios de comunicação começaram a divulgar o esporte. No ano de 1997 o skatista brasileiro Robert Dean da Silva o Bob Burquist foi eleito o melhor skatista do mundo.
Se era um ídolo que faltava para que o esporte se popularizasse no Brasil, a partir daquele momento já tínhamos. Em 2000, foi criada a Confederação Nacional de Skate e a partir daí houve a construção de diversas pistas de skate profissionais no Brasil.
De acordo com a própria Confederação, atualmente no Brasil são cerca de 300 competidores profissionais e cerca de 10 mil categorias de base.
Atletas do skate nas olimpíadas de Pequim em 2020
Como mencionamos anteriormente, em 2020 nas Olimpíadas de Pequim, será a primeira vez em que o skate irá fazer parte do evento. Trata-se de um avanço incrível para os profissionais do esporte. Alguns estão cotados para as olimpíadas e nós vamos falar sobre eles aqui:
Modalidade Park – Masculino
- Murilo Peres
- Ítalo Peñarrubia
- Pedro Barros
- Luizinho Francisco
Modalidade Park – Feminino
- Isadora Pacheco
- Camila Borges
- Yndiara Asp
- Dora Varella
Modalidade Street – Categoria Masculino
- Tiago Lemos
- Felipe Gustavo
- Kelvin Hoefler
- Luan de Oliveira
Modalidade Street – Categoria Feminino
- Leticia Bufoni
- Pâmela Rosa
- Monica Torres
- Gabriela Mazetto
Onde treinar skate no Brasil?
Além das ruas, que oferecem diversas opções (use a criatividade). Temos também as pistas públicas que são voltados para a prática do esporte. E por último, existem os estabelecimentos que são pagos e tem outros tipos de serviço além das pistas de skate. Gostaria de conhecer?
Brasil Skate Camp
Fundado em 2016 pelo Cris Fernandes que é um skatista profissional, o Brasil Skate Camp é inspirado em um modelo americano de acampamento. No entanto, o lugar oferece outros tipos de serviços como: vários tipos de locação e acampamento, hamburgueria e eventos. Fica localizado em São Paulo.
Arca skateboard
É um centro de treinamento em Florianópolis para quem está iniciando a prática do esporte. Eles possuem também, pistas que são voltadas para skatistas de alto rendimento que precisam de um aperfeiçoamento técnico.
A pista é toda feita de madeira, o que seria ideal para os iniciantes. O espaço pode ser utilizado com pagamentos mensais ou diárias.
Sandro Dias Camp
É um local completo que oferece pistas de skate, piscina e outros atrativos. São atividades radicais para crianças e adolescentes. O local também oferece uma estrutura muito boa todos os níveis de skatistas.