Saiba tudo sobre as ligas de futebol americano no Brasil

ANÚNCIO

O Futebol Americano, como o próprio nome já diz, é um esporte americano. No entanto, ele tem se popularizado em nosso país e é sobre ele que iremos falar hoje. O Brasil, fora os Estados Unidos, é o segundo país que mais consome futebol americano no mundo, perdemos somente para os mexicanos. 

Como se trata de um esporte que tem ganhado espaço aqui, nós não temos uma transmissão constante de todos os jogos. No entanto, no ano de 2019 a ESPN transmitiu as semifinais dos campeonatos masculino e feminino. É um grande acontecimento para o futebol americano no Brasil. 

ANÚNCIO

A Band News também transmitiu os jogos das finais da SPFL (São Paulo Futebol League)  para seis países. Lembrando que a SPFL é uma das maiores ligas de futebol americano do nosso país e ter os seus jogos transmitidos para 6 países é um grande passo para os atletas e fãs do esporte.

futebol americano
Foto: reprodução/internet.

Saiba mais sobre a chegada do esporte no Brasil

O futebol americano surgiu em meados de 1850 nos Estados Unidos, sendo, na verdade, uma mistura entre o rugby e o nosso velho conhecido futebol. Os americanos que iam para a Inglaterra estudar ou passear traziam para casa os fundamentos do esporte, e, cansados das regras estrangeiras, decidiram adaptar do seu jeito.

Foi assim que o futebol americano surgiu e se tornou um sucesso enorme do país do Tio Sam. E, aqui no Brasil, o esporte se popularizou de uma maneira bem parecida, já que os brasileiros que iam para lá voltavam ficavam tão encantados que decidiam se aventurar nas partidas, criando seus próprios times.

ANÚNCIO

Foi em 1969 que a primeira partida de futebol americano foi transmitido nas telinhas, graças à TV Tupi. Porém, com a baixa assistência, o feito só voltou a se realizar nos anos 80, com a Rede Bandeirantes. Desde então, a televisão e a internet têm dado uma forcinha, uma vez que permite que mais pessoas conheçam o esporte, e até mesmo se interessem por ele, originando as ligas nacionais, times e uma grande torcida.

Saiba tudo sobre as ligas de futebol americano no Brasil
Foto: reprodução/ internet.

Como é organizado os jogos de futebol americano no Brasil?

Bom, em primeiro lugar, nós temos uma liga nacional em que é organizado todos os times nacionais. Nessa liga, existe os times da série A, que são os mais importantes. Trata-se de 33 times e mais de 800 atletas.

Os times jogam nas conferências regionais e a partida final do campeonato é chamada de Brasil Bowl. A região norte tem a BFA norte em que os times irão disputar entre si.

O objetivo é fazer com que os mesmos conquistem um patamar mais elevado em seus jogos e para poder disputar o nacional de uma melhor maneira. 

O futebol americano, também tem os seus times da segunda divisão. São times que sonham em chegar na primeira divisão e atualmente são 38 equipes. Dentre elas, nós destacamos: o Palmeiras Locomotives, Brasília Wizards, Porto Alegre Gorillas, dentre outros. 

Por último e não menos importante, nós temos  BFA feminina. Eles tem 8 equipes de futebol americano, nós destacamos: Portuguesa FA feminina, Curitiba Silver Rocks e Bangu Castores.

Quais são os times de destaque?

  • Corinthians Steamrollers-SP.
  • Palmeiras Locomotives-SP.
  • Vasco da Gama Patriotas-RJ.
  • Recife Pirates-PE.
  • Flamengo F.A-RJ.
  • Cuiabá Arsenal-MT.
  • Coritiba Crocodilles-PR.
  • Galo F.A-MG.

Como ficar por dentro de todas as novidades do esporte?

Nós vamos indicar aqui, um aplicativo que oferece todas as informações das partidas de futebol americano, aqui no Brasil para que você não fique de fora de nem uma novidade do esporte. O nome do aplicativo é Liga Nacional de Futebol Americano. Ele está disponível para Android e IOS e é gratuito. 

Saiba tudo sobre as ligas de futebol americano no Brasil
Foto: reprodução/ internet.

Outra forma de acompanhar os resultados e assistir alguns dos jogos é através de ESPN que está exibindo os jogos na ESPN na TV e também da WatchESPN. O diretor de aquisições da ESPN no Brasil, o Carlos Maluf, declarou o seguinte:

“Nos anos 90 a ESPN acreditou e investiu na transmissão da NFL para o mercado brasileiro, quando a liga ainda era desconhecida por aqui. Após amplo trabalho de divulgação e cobertura da modalidade, hoje é referência entre os fãs de esporte. A parceria com a Liga BFA é mais um passo no desenvolvimento da modalidade no Brasil, trazendo ainda mais visibilidade ao futebol americano”

ANÚNCIO