Juninho Paulista substituirá Edu Gaspar na CBF

Em maio, Edu Gaspar recebeu uma proposta do Arsenal para assumir a diretoria de futebol do clube. Desde então, o ex-jogador vinha vivendo em clima de despedida na seleção brasileira. Juninho Paulista é a alternativa da CBF para substituir Edu.

Braço direito de Tite, Edu Gaspar deixou a coordenação técnica da seleção brasileira após a conquista da Copa América. A relação entre Edu e o técnico começou muito antes, ainda no Corinthians. Após 3 anos de trabalho na CBF, Edu se despede e assumirá a diretoria de futebol do clube inglês. 

Juninho Paulista substituirá Edu Gaspar na CBF
Rafael Ribeiro / CBF

Despedida após uma trajetória de sucesso

Após a vitória do Brasil, Tite e Edu deram um abraço de despedida para selar os anos que puderam trabalharam juntos. Sobre o tempo que passou na seleção, Gaspar afirma:

“Foram três anos incríveis como coordenador de seleções, com grandes experiências e amigos. Deixei tudo o que as pessoas possam imaginar em termos de comprometimento, transparência e energia para ver a seleção da forma que está hoje”

Durante seu tempo na CBF como coordenador, a seleção brasileira teve um aproveitamento de 84,13%, em 33 vitórias dos 42 que jogou. Nos demais jogos, 7 foram empates e apenas 2 resultaram em derrota. 

Juninho Paulista: o novo coordenador técnico

Como a proposta do Arsenal foi feita há alguns meses, a CBF já se preparava para eleger um substituto. Ontem mesmo, no primeiro dia após a conquista do título, a entidade emitiu nota. Está confirmado que Juninho Paulista será o novo coordenador da seleção. 

ANÚNCIO

Assim como Edu Gaspar, Juninho Paulista fez parte de momentos importantes para a seleção brasileira. Em 2002, o ex-jogador estava presente na conquista da Copa do Mundo. Anteriormente, ajudou a equipe a se sair vitoriosa na Copa das Confederações, em 1997. A carreira na equipe técnica da CBF começou em abril deste ano, com Rogério Caboclo na presidência.

A primeira oportunidade que Juninho Paulista teve de mostrar seu trabalho como dirigente, foi em 2009. Neste ano, o ex-meia assumiu a gestão do Ituano-SP e se saiu bem. Em cinco anos, Juninho ainda conseguiu levar o clube onde iniciou sua carreira como jogador a alcançar o Campeonato Paulista de 2014.

Assumir a coordenação técnica é mais um passo dado em sua carreira como dirigente. Afinal, Juninho Paulista já fazia parte da equipe como diretor de desenvolvimento de futebol. Logo, está sendo promovido com a saída de Edu Gaspar.

Em nota ao site oficial da CBF, o presidente Rogério Caboclo aproveitou para registrar seu agradecimento a Edu Gaspar e demonstrar confiança pelo novo coordenador técnico da seleção. Confira: 

“Edu construiu uma história dentro da CBF, ajudou a elaborar uma metodologia de trabalho e deixa o nome entre os vitoriosos. Faço questão de registrar nosso agradecimento. Juninho também representa o futebol brasileiro que levanta troféus. É um vencedor dentro e fora de campo, com uma sólida carreira como dirigente. Nesses primeiros meses de CBF demonstrou que acertamos na escolha. Ele fazia um grande trabalho na Diretoria de Desenvolvimento. Por isso, foi uma decisão difícil. Mas temos certeza de que exercerá a nova função com muito sucesso”

ANÚNCIO