Brasil de Tite vence o Peru e é campeão da Copa América

Ontem, na final da Copa América, o Brasil se sagrou campeão do continente. Após 12 anos da última vez que a seleção brasileira de futebol conquistou o título, Tite e seus comandados puderam gritar “é campeão!” mais uma vez. 

Diante de um público médio de 60 mil pessoas, o Brasil bateu o Peru por 3 a 1 e marcou a nona conquista no torneio continental. O time de Tite abriu o placar com gol de Everton Cebolinha. Gabriel Jesus e Richarlison também deixaram os seus e fizeram história no gramado do Maracanã.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A final

O Brasil entrou em campo como favorito ao título. Ainda na fase de grupos, a seleção havia jogado contra o Peru e saiu vencedora após uma goleada de 5 a 0. Porém, toda a superioridade não aconteceu exatamente como se esperava. Os times entraram em campo de igual pra igual, e o Peru tomou o controle no início do jogo.

O Brasil não era mais novidade para a seleção de Ricardo Gareca e os peruanos acertaram na marcação. Porém, o time brasileiro se mostrou mais eficiente e em poucos lances após o apito inicial conseguiu abrir o placar. Na primeira oportunidade de finalizar, Everton Cebolinha marcou para o Brasil. Gabriel Jesus, mais uma vez, protagonizou a assistência e bateu cruzado para o atacante do Grêmio se tornar artilheiro da seleção.

No final do primeiro tempo, em lance duvidoso, o árbitro marcou um pênalti a favor do Peru. Paolo Guerrero não perdeu a oportunidade e deixou tudo igual no Maracanã. Guerrero mandou o goleiro Alisson no canto esquerdo e bateu para o lado oposto. Entretanto, a alegria do empate não durou muito tempo. Nos acréscimos, Gabriel Jesus retomou a vantagem para o Brasil quando marcou o segundo gol. 

ANÚNCIO

No segundo tempo, apesar do placar, o Brasil jogou metade da etapa em desvantagem. Aos 25 minutos, Gabriel Jesus derrubou o meia Renato Tapia e levou o segundo cartão amarelo. Gabriel, decisivo em todos os jogos da seleção pela Copa América, foi expulso. Mas, o ponto forte do time de Tite durante todo o torneio foi a defesa. Nos 6 jogos, os únicos gols que levou foram em cobranças de pênalti.

A seleção canarinha segurou o resultado, mesmo com as substituições ofensivas de Gareca mirando o empate. No último ato do duelo, Carlos Zambrano esqueceu da bola e derrubou Everton Cebolinha dentro da área: pênalti para o Brasil. Richarlison foi para a cobrança e ampliou para a seleção. 3 a 1 era o placar e, o Brasil, após 12 anos, campeão da Copa América.

Primeira conquista de Tite

Após a vitória de ontem, o Brasil alcançou a nona taça em disputas pela Copa América. A conquista é a primeira de Tite pela seleção e já está levantando comentários: o Brasil retomou o domínio do continente, mas e o mundo?

O elenco da conquista continental já está em análise para saber quem sai e quem segue para a próxima Copa do Mundo. Tite, por sua vez, tem contrato com a seleção brasileira até 2022, após o fim da Copa no Catar.

ANÚNCIO