Futebol brasileiro e as Olimpíadas, 2020 vem com medalhas?

2016 trouxe a primeira medalha olímpica para o futebol brasileiro, agora em 2020 ainda estamos no pré-olímpico, disputando nossa vaga na competição e hoje, dia 22 de janeiro, teremos um jogo importantíssimo, Brasil x Uruguai, os líderes do grupo B.

Mas, qual a história do Brasil nas olimpíadas? Enquanto nas copas do mundo somos uma das poucas nações que esteve presente em todas as copas do mundo, a única pentacampeã mundial, nas olimpíadas passamos 3 edições sem nem nos classificarmos.

É, o futebol Brasileiro parece não se dar muito bem com as Olimpíadas, mas, 2020 chegou e vem com mais uma etapa dos jogos olímpicos, será que vai dar bom esse ano? Só nos resta esperar para ver, enquanto isso, nossa torcida permanece em pé.

Futebol brasileiro
Fonte (Reprodução/internet)

O futebol de forma geral foi introduzido nos jogos em 1908, em uma edição olímpica que aconteceu em Londres, mas a estréia do Brasil foi em 1952.

Futebol nas Olimpíadas.

O futebol foi introduzido nas Olimpíadas em 1896! Tá, agora você deve estar se perguntando “mas não disse ali em cima que foi em 1908?” Sim, e realmente foi, ficou ainda mais confuso agora?

ANÚNCIO

No ano de 1896 estava previsto que tivesse futebol, mas foi cancelado por falta de participantes e em 1904 teve futebol, mas apenas como exibição, ainda não valia medalhas de fato. A primeira medalha olímpica para uma equipe de futebol veio apenas em 1908.

Futebol masculino brasileiro e as Olimpíadas

Na copa do mundo o nosso histórico é de vitórias e de destaque, nos jogos olímpicos, bem, parece que o jogo virou, não é mesmo? Foram 3 jogos que não conseguimos nos classificar, 4 jogos que saímos ainda na primeira fase.

Medalhas? Foram apenas seis, uma de ouro nos jogos do Brasil, três de prata e duas de Bronze. Bem, nas últimas olimpíadas integramos um grupo seleto, países que conquistaram medalha de ouro jogando em casa, além do Brasil, apenas a Inglaterra, Bélgica e Espanha conseguiram isso.

Nossa esperança é que a medalha de 2016 tenha acabado com essa “sina” que o Brasil carregava em Olimpíadas e que possamos conquistar ainda mais medalhas e vitórias, afinal, separar Brasil de futebol é praticamente impossível.

E o feminino?

o feminino demorou um pouco mais para estrear, lembra que em 1896 ia ter, mas foi cancelado por falta de participantes? “Só” 100 anos depois foi a vez do feminino, nos Jogos de Atlanta.

Futebol brasileiro
Fonte (Reprodução/internet)

Os Estados Unidos da América (EUA) dominaram o feminino, estando em todas as finais, e 4 ouros, agora, nenhuma jogadora fez mais gols do que a brasileira Cristiane, que marcou 12 “gols olímpicos”, cinco em Atenas, cinco em Pequim e dois em Londres.

Elas podem ter demorado um pouco mais para chegar, mas chegaram chegando. A seleção feminina carrega 2 medalhas de prata. Lembra que só foram disputadas 6 partidas de futebol feminino né?

Mais curiosidades do futebol nos jogos

Sabia que em 1908 a França teve suas seleções disputando os jogos? No primeiro e segundo quadros, no fim, uma das equipes francesas desistiu da disputa e a Suécia disputou a terceira colocação, substituindo a equipe.

E em 1920 que a Bélgica e Tchecoslováquia estavam na final quando, aos 43 minutos, a equipe Tcheca foi desqualificada, quer dizer, em protesto contra a arbitragem a equipe abandonou o jogo, sendo desqualificada, o que rendeu a medalha de ouro para a Bélgica.

Nesta edição, a medalha de prata e bronze só foi entregue depois de um sistema eliminatório entre França, Itália, Noruega e Espanha, no fim das contas, Espanha ficou com a medalha de prata depois de ganhar de 3 x 1 da Holanda, que ficou com o Bronze.

1976 houve duas medalhas de bronze entregues, depois que Alemanha e União Soviética ficaram empatadas tanto no tempo normal, como na prorrogação.

Em 1984 o Comitê Olímpico definiu que quem tivesse jogado na Copa do mundo não participasse dos jogos (olha ai por que o Brasil não ia bem), essa restrição durou até 1992, quando mudou para a restrição a jogadores menores de 23 anos, independentemente de participação em Copa, podendo ter 3 exceções em cada seleção.

E hoje, não perca as 22h30 o jogo do Brasil contra o Uruguai, se você quer saber mais sobre o jogo de hoje, como escalações etc, pode entrar aqui para conferir.

ANÚNCIO