Santos, o berço de Pelé e Neymar, desde 1912

Já ouviu falar do Edson Arantes do Nascimento? Talvez o conheça por outro nome, Pelé! Ele começou sua carreira jogando no Santos, e logo se destacou mundialmente, entrando no Santos com 15 anos, na Seleção Brasileira com 16 e ganhou uma Copa com 17.

E Neymar da Silva Santos Jr? Esse você deve conhecer bem. O menino Ney é o protagonista das transferências mais caras no mundo do futebol, e não é a toa que os times pagam tanto por ele, um dos maiores destaques da atualidade.

E o que um tem em comum com o outro? Além de serem verdadeiros craques no mundo da bola? Os dois começaram suas carreiras no Santos, ambos vestiram a camisa número 10 e ainda foram responsáveis por diversas jogadas que entrarão para a história do futebol.

Origem Santos Neymar Pelé
Fonte (Reprodução/internet)

E o que mais você sabe sobre esse time, além do fato de que ele revelou grandes craques, como o menino Ney e Pelé? 

Breve resumo de Pelé e Neymar

Já que eles foram citados na introdução, por que não contar um pequeno resumo da história desses nomes que marcaram e que ainda marcam o cenário do futebol brasileiro? Pelé e Neymar.

ANÚNCIO

Pelé

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu na cidade de Três Corações, no dia 23 de outubro de 1940 e foi descoberto por Waldemar de Brito com 15 anos, e, como foi dito ali em cima, com 16 ele já estava na seleção e com 17 já havia conquistado sua 1 copa do mundo.

E no Santos ele continuou até 1974, mesmo tendo recebido diversas ofertas para sair do Brasil e ir para o futebol europeu e foi nesse meio tempo que o Santos viveu seu auge, nos anos de 1962 e 1963, anos de conquistas internacionais.

Já em 1975 o time paulista teve que dar adeus ao seu ídolo, Pelé foi para o New York Cosmos, onde, depois de dois anos nos Estados Unidos, ele viu sua história no futebol chegando ao fim. Ele foi o único jogador a fazer parte de 3 equipes campeãs da copa dos mundos.

Origem Santos Neymar Pelé
Fonte (Reprodução/internet)

Surge Neymar

Neymar da Silva Santos Jr nasceu no dia 5 de fevereiro de 1992, na cidade de Mogi das Cruzes – SP, mas mudou para São Vicente ainda bem novinho e foi morar na casa da sua avó.

Ele começou ainda mais cedo que o Pelé, com 11 anos ele já fazia parte da categoria de base do Santos, e no Santos ele continuou até 2013, quando foi vendido para o Barcelona, indo jogar ao lado de craques, como Messi.

Origem Santos Neymar Pelé
Fonte (Reprodução/internet)

Com 15 anos já tinha um salário de R$ 10 mil por mês, com 16 anos o salário já era R$ 25 mil por mês, e com 17, além do salário de titular do santos, vieram as campanhas publicitárias.

Bem, ele ainda está com apenas 27 anos e tem muito futebol pela frente, e, embora ainda esteja atrás da copa do mundo, ele possui diversos títulos, como copa das confederações e o inédito Ouro Olímpico!

Origem do Santos

O Santos Futebol Clube possui origem na cidade paulista e adivinha? isso mesmo de Santos, no litoral do estado. Ele foi fundado no dia 14 de abril de 1912 e suas cores ficaram preto e branco.

Atualmente, é um dos times com um nome mais “forte”, sendo um dos poucos que nunca foi rebaixado, seu auge se deu na década de 60, mas isso já foi dito ali em cima, na parte do Pelé, que o auge do Santos foram nos anos 62 e 63.

Títulos

A lista de títulos do Santos é bem extensa, começando em 1913, são 305 conquistas ao todo, com um destaque especial para:

    • Mundiais de 1962 e 1963;
    • Libertadores de 1962, 1963 e 2011 (recordista ao lado de Grêmio e São Paulo);
    • Copa Conmebol de 1998
    • Supercopa dos Campeões Intercontinentais de 1968;
    • Supercopa Sul-Americana de 1968;
    • Recopa Sul-Americana de 2012;

 

  • 5 Taças Brasil de 1961 a 1965;
  • Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968;
  • Brasileirão de 2002 e 2004;
  • Copa Brasil de 2010;
  • 5 Torneios Rio-São Paulo; e
  • 22 Campeonatos Paulistas.

 

Em 2000 o Santos foi eleito pela FIFA como o quinto maior clube do século XX, o melhor das Américas e, no ano de seu centenário, recebeu o título de maior clube sul-americano do Século XX, pela FIFA também, e entregue na câmara dos deputados.

Ano passado o Flamengo conquistou o Brasileirão no mesmo fim de semana que conquistou a Libertadores, mas o Santos é o único que foi campeão estadual, nacional, continuental e mundial no mesmo ano, em 1962, além de ser o time que mais marcou gols na história do futebol mundial.

Fundadores

Os fundadores do time foram Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, eles o criaram com o intuito de incentivar a prática do futebol, que na época estava engatinhando no Brasil.

O responsável pelo nome foi  Edmundo Jorge de Araújo, no dia da inauguração havia 39 pessoas presentes na reunião, Sizino Patusca, sugeriu as cores do primeiro ano, azul, branco e fios dourados entre elas. Depois do primeiro ano, Paulo Peluccio sugeriu a alteração para o modelo atual, preto branco.

E o que espera para ele esse ano? 

ANÚNCIO