A grande dúvida de todo aluno iniciante na academia, é sobre qual treino fazer. Outro problema é saber qual realizar primeiro ou como conciliar o aeróbico e a musculação.
Contudo, ao se matricular na academia, é ideal que você realize uma avaliação física para tirar suas medidas, peso, altura e outros, tendo em vista que o seu professor, médico ou personal saberá qual treino mais se adequa as suas medidas.
Entenda melhor como cada treino funciona
O treino cardiovascular, se realizado de início, pode acabar com sua reserva de energia, que posteriormente seria usada para trabalhar os músculos. E para sua performance máxima no treino, é necessário que os estoques de energia estejam elevados, o que irá aumentar a sua intensidade no treino e consequentemente lhe causará mais gasto calórico.
Após estudos da biologia molecular avançarem, a combinação de exercícios cardiovasculares e musculação em um mesmo treino tornaram-se benéficos para o aluno. Esse vídeo dá boas dicas de como fazer essa mistura:
Era um costume antigo as pessoas que tinham muitas dificuldades em controlar os volumes e a intensidade do treino, por isso, os resultados na combinação de treinos eram negativos. O ideal é que essas quantidades sejam dosadas para obter efeitos positivos. É importante que ambos se conciliem na mesma ida à academia.
Saiba qual o melhor para você
Agora que você já sabe o funcionamento básico dos treinos aeróbicos e de musculação, conheça algumas atividades que são ótimas opções. O importante é não ficar parado!
Lembre-se também de consultar o seu personal, médico ou professor, já que eles irão indicar a melhor combinação de treinos que se encaixam no seu perfil. Lembre-se de nos intervalos manter-se hidratado.
Treinos curtos
O recomendado é que sempre de um treino para o outro tenha um intervalo de no mínimo 6 horas. Como é difícil adaptar esse tempo para maioria das pessoas, pela correria do dia-a-dia, utilize a ideia dos treinos mais curtos e com volumes (quantidades) para evitar que haja interferência negativa. Assim você terá mais disposição de energia no pós-treino.
Invista no HIIT
Realize pouco tempo de aeróbio, porém, coloque uma intensidade alta. Um treino HIIT, é uma alternativa de aeróbio a se fazer. Logo após, realize um treino de baixa quantidade na musculação.
Na dúvida, pedale!
Estudos indicam a bicicleta ergométrica para essa combinação de treinos de aeróbio e musculação. Por isso, uma boa opção, até mesmo de aquecimento, pode ser usar a bike ao invés da esteira.
Baixo Volume
Treinos com baixo volume podem ajudar a hipertrofiar bem mais que os treinos de alto desgaste. Ou seja, é melhor que você faça um número menor de exercícios (volume) com uma carga maior (intensidade).