Como ser um jogador de futebol de sucesso em 6 passos

A garotada brasileira é sonhadora. No nosso país, surgem todos os dias, várias pessoas que inspiram com a sua história de vida e superação. Bem como novos ídolos que são bons e talentosos no que fazem. Entre esses ídolos, estão os jogadores de futebol, os cantores e os artistas em geral. 

Mas, ainda hoje, mesmo com uma grande variedade de ídolos, os jogadores de futebol ainda são os mais amados pelos meninos. Não somente por serem talentosos nos jogos, mas principalmente, por causa da sua história de vida. 

Os jovens ou até mesmo as crianças, observam e conhecem a história de vida dos seus ídolos do futebol e percebem que a maioria deles vieram de uma família pobre, que não tinha condições algumas de pagar um clubinho de futebol ou investir em uma escola que valorizasse o aluno nas áreas do esporte. 

futebol
Foto: (reprodução/internet)

Com isso, esses jovens percebem que podem sonhar, pois da mesma forma que ocorreu com os seus ídolos, eles podem também, alcançar os seus sonhos, mesmo sem condição alguma. Tudo é questão de talento, dedicação, força e acima de tudo, a capacidade de nunca desistir. 

Eu só preciso de talento?

No entanto, a maioria desses sonhadores, não sabem como chegar no auge desse sonho, ou pior ainda, não sabem nem como ingressar na primeira etapa desse objetivo.

ANÚNCIO

Como já foi citado no texto, o talento não é o único pré-requisito para alcançar o sucesso na sua carreira. É necessário estratégia, sabedoria para agir, pensar e se comportar como um vencedor. Estar nos lugares certos com as pessoas certas e se dedicar ao máximo a sua vida.

Mas calma, se não você está inserido nessa característica que foi citada, não se desespere, nós vamos facilitar ao máximo o seu entendimento para que você possa alavancar na sua carreira e realizar os sonhos.

Como iniciar a carreira no futebol?

Antes das dicas, é importante ressaltar para você, que não adianta apenas talento, ou seja, apenas ser bom não te levará a ser reconhecido pelos grandes clubes. O primeiro passo é procurar um clubinho de aperfeiçoamento, de preferência algum que seja diretamente ligado aos grandes clubes, uma das maiores escolinhas é a do Flamengo.

Alguns clubes oficiais de futebol, mantém contato permanente com algumas escolinhas e, de tempos em tempos, envia representantes para testar garotos que se destacam em cada uma delas. 

1 # Sem treino não há aperfeiçoamento

Com o treinamento, você alcançará o aperfeiçoamento e a evolução das suas habilidades. Através dos treinos, você entenderá quais são as suas fraquezas, seus pontos fortes, suas distrações e também, descobre como está o seu condicionamento físico. 

2# No treino, descubra onde você se destaca

Com o treinamento, você descobre em qual posição se destaca durante os jogos. Procure a que mais traz possibilidade de crescimento, observando sempre as suas habilidades. Treinar, durante muito tempo em uma posição inadequada pode acarretar em perda de tempo e consequentemente desmotivação e baixo rendimento.

3# dedicação é a chave do sucesso

A dedicação faz com que você tenha uma forma e esperança sem limites. Com ela, você pode ultrapassar todas as barreiras que talvez, até você mesmo coloque, ou seja, você supera os seus próprios limites.

Para ser um jogador de futebol é preciso muita dedicação e isso significa ter de abrir mão de alguns desejos e certos momentos, como por exemplo, bebidas, festas, confraternizações e entre outras coisas que os jovens fazem. 

4# Sem dor, sem ganho!

Os jogadores de futebol, tem um preparo físico de excelência, por este motivo, é importante se preparar desde cedo e cuidar da alimentação, para que o fôlego não seja uma preocupação. Outra necessidade, é dormir bem, jogadores de futebol precisam estar descansados e com disposição para o treinamento do dia seguinte.

5# Vá em busca do seu sonho

Participe das peneiras, elas são testes que selecionam quem de fato é bom. Vão-se os ruins e ficam os bons. Com esse teste, os melhores atletas são selecionados para treinarem em grandes clubes e terem a possibilidade de integrar um time profissional.

6# Descubra sua identidade de jogador

Pelo jeito que você chuta a bola e a forma como corre, já é possível descobrir qual é a sua vocação. Na verdade, já existe um padrão na cabeça dos avaliadores. Com algumas características, é possível descobrir desde já a sua identidade de jogador

Lateral: Bom preparo físico e habilidade nos passes e lançamentos. A estatura não é tão importante para um lateral. O principal são os pulmões e a qualidade do passe.

Goleiro: Alto e ágil. Claro que não precisa ter 1,80 m com 14 anos (não é basquete!), mas é obrigatório que o garoto seja maior do que a maioria dos seus colegas.

Volante: Corpo avantajado e boa capacidade de marcação. Altura não é essencial, mas não dá para ser tão magro,o volante não pode se dar mal nas divididas.

Zagueiro: Alto, boa impulsão e cabeceio. Não precisa ser o maior craque com a bola no pé, mas precisa ter corpo para ganhar uma dividida e altura suficiente para se sobressair nas bolas altas.

Armador: Bom preparo físico, passe preciso e boa visão do jogo. O cérebro do time não precisa ter um corpo muito avantajado, embora hoje os clubes já não se animem tanto com garotos habilidosos, no futebol moderno, armadores também precisam marcar.

Atacante: Rápido, boa finalização, e, de preferência, alto. Até recentemente, altura não era um pré-requisito para atacantes, mas isso mudou. “Nem todos exigem que o atacante seja alto, mas no São Paulo, por exemplo, baixinhos não têm espaço”, diz Adir.

E agora, o que é que eu faço?

Agora que você já sabe, o primeiro passo é ter a certeza se é isso mesmo que você deseja para o seu futuro. Colocando em conta toda a dificuldade de se destacar nessa tão sonhada carreira. 

O ponto principal é a persistência e muita paciência, nem sempre acontecerá da forma mais rápida, mas, uma coisa é certa, quem acredita, confia e se esforça… como já dizia a música: “Quem acredita, sempre alcança”! 

ANÚNCIO