Quais os times brasileiros que nunca foram rebaixados?

Cinco clubes de futebol do Brasil nunca precisaram chorar ao final da segunda rodada do Brasileirão e lutam para manter esse posto na história da competição. Saiba quais são eles!


Flamengo, São Paulo, Santos, Cruzeiro e Chapecoense. Estes times nunca precisaram chorar ao final da segunda rodada do Brasileirão, pois nunca foram rebaixados. Enquanto algumas equipes entram no campeonato em busca do título, outras buscam permanecer entre os 20 melhores times do país.

rebaixados
Foto: (reprodução/internet)

Já os times citados buscam o título, uma boa colocação na tabela e, claro, manter o posto de nunca terem sido rebaixados. Apesar disso, alguns integrantes do pequeno grupo já deram alguns sustos em suas respectivas torcidas. O São Paulo quase foi rebaixado em 2017, escapando apenas nas últimas rodadas.

O Flamengo correu sérios riscos em 2013. Só não foi rebaixado para a Série B devido à escalação irregular de Héverton, da Portuguesa, e que posteriormente sofreu uma punição.

Lista dos times que nunca foram rebaixados

Chapecoense

A equipe catarinense começou a disputar a série A do Brasileirão há pouco tempo e, desde que chegou, permaneceu na elite. O time vem de uma ascensão histórica de apenas cinco anos.

ANÚNCIO

Em 2009, conquistou o direito de disputar a Série D e, na mesma temporada, conquistou para a Série C, onde ficou durante três temporadas consecutivas, até que subiu mais um degrau em 2012.

No ano seguinte, disputou a Série B, conseguiu acesso e, em 2014, iniciou sua trajetória na Série A do Brasileirão. Na última temporada, a Chape quase foi rebaixada. Terminou a competição com apenas dois pontos a mais do time que foi o primeiro rebaixado.

Flamengo

O time disputa o Campeonato Brasileiro desde 1971 e, desde então, está completamente ileso do rebaixamento da Série B.

Última vez que o time viu o seu nome quase caindo para o rebaixamento foi em 2013. O clube carioca deixou seus torcedores aflitos até a última rodada do torneio e, no final, terminou com apenas 1 ponto de diferença do primeiro rebaixado, a Portuguesa.

Um fator que foi fundamental para a classificação do Flamengo foi a Portuguesa ter escalado jogadores de forma irregular, o que levou à perda de pontos na equipe.

Santos

O clube da Vila Belmiro também já teve seus momentos perto do rebaixamento para a Série B, mas conseguiu escapar.

Última vez que o time esteve perto de ser rebaixado foi em 2009, quando fez uma campanha que não agradou muito seus torcedores. No entanto, acabou a rodada com quatro pontos do primeiro rebaixado.

Cruzeiro

Em Minas Gerais, o time carrega um posto importante, por nunca ter sido rebaixado. Desde 1971, o time não sabe o que é cair no torneio.

Em 2011, o time foi quase rebaixado. Porém, na última rodada, conseguiu se livrar do rebaixamento. O jogo ficou marcado principalmente pelo clube ter vencido o seu maior rival, o Atlético-MG, por seis a um, sendo considerada uma das maiores goleadas entre times rivais mineiros.

São Paulo

O São Paulo vive entre altos e baixos no Brasileirão e, em 2017, quase conheceu o que era rebaixamento. A equipe não estava bem organizada. Houveram muitas trocas de jogadores durante o campeonato, como também mudanças na diretoria do time, o que bloqueou para que o clube evoluísse durante o torneio.

No entanto, o tricolor pode contar com a estrela e individualidade de Hernanes, que não deixou o time cair e ser apresentado à Série B.

ANÚNCIO