Como seguir carreira no futebol?

Começar jovem, principalmente ainda criança, é o principal requisito para a carreira no futebol, já que todos os times profissionais utilizam as “peneiras” com limite de idade para escolher os jogadores.


Seguir carreira no futebol é o sonho de muitas crianças e é importante que esse sonho surja durante a infância, pois isso aumenta as chances de êxito. O futebol é uma profissão que aposenta cedo as pessoas (assim como todo esporte de alto rendimento).

carreira no futebol
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, começar ainda jovem, principalmente ainda criança, é um grande diferencial. Isso porque todos os times profissionais utilizam as “peneiras” para escolher os novos potenciais jogadores de seus times. E existem idades para participar dessas peneiras. Saiba mais neste artigo como seguir carreira no futebol!

Passos para seguir carreira no futebol

Existe um passo a passo do que você deve fazer para seguir carreira no futebol. Essa é uma receita de bolo básica, mas ajuda muito na hora de definir os seus objetivos. No entanto, o principal aqui é ter talento para o futebol. Quanto mais talento você tiver, mais fácil e rápido será a passagem por essas etapas. Confira:

Treine

O primeiro passo é treinar. Treine no futebol com os amigos, treine sozinho, peça para as pessoas lhe ajudarem com treinamentos específicos, pesquise vídeos e etc.

ANÚNCIO

Você precisa ter essa “ambição” por sempre querer melhorar. Saber que você “nunca está bom o bastante” é um motivador para buscar esse primeiro passo.

Defina a sua posição

Boa parte das crianças quer estar lá na frente, marcando gols, mas nem sempre isso é possível. Quando se trata de futebol profissional, você precisa saber desde cedo qual a posição que você é melhor.

Tentar uma posição onde você não é bom pode ser a chave para você não conseguir prosseguir na sua evolução dentro da profissão. Saber isso é um ponto positivo para o passo a seguir.

Peneira

Participe de peneiras. Não se prenda apenas ao seu time do coração ou deixe de ir por medo de receber um “não”. Participar de peneiras é a chave para você conseguir entrar em um time de base de um time profissional.

Se eles te aceitarem é sinal de que está fazendo as coisas certas. Mas, caso eles não aceitem, não desanime, volte aos passos anteriores e tente novamente.

Preparo físico

Esse é um passo que precisa estar presente a todo o momento. Não basta apenas saber jogar futebol, é preciso ter o melhor condicionamento físico possível.

Não adianta você saber jogar futebol, se não tiver força e resistência para disputar uma partida de grande desgaste físico (como as que acontecem nas peneiras).

Estude

Estude as melhores jogadas, entenda como elas funcionam, onde cada jogador está em cada momento e replique esses ensinamentos aprendidos.

Saber prever uma jogada e onde o seu colega de time estará, sem precisar olhar para ele, é um dos pontos fortes que os treinadores das equipes de base buscam em um jogador.

Seja humilde

Arrogância só leva a pessoa a cometer erros e deixar de aprender coisas importantes no mundo do futebol. Escute os mais experientes, mesmo que seja aquele colega de equipe.

No mundo do futebol sempre existe alguém que sabe mais do que você e outro que sabe menos. Saiba ouvir aqueles que sabem mais e ajude aqueles que precisam da sua ajuda, isso é essencial para a carreira no .

Conclusão

Apesar de parecer um sonho distante, assim como a maioria dos grandes objetivos da vida de alguém, não desista. Assim como todos os jogadores famosos chegaram ao sucesso, também será possível para você.

Porém, se você desanimar e não buscar ser cada vez melhor, as chances de sucesso serão bem reduzidas, o que irá te distanciar da realização deste sonho. Portanto, seja focado, invista cada vez mais esforço nisso e faça o que estiver ao seu alcance para que tudo dê certo.

ANÚNCIO