Benefícios da prática do futebol para a saúde

ANÚNCIO

Manter-se saudável através da prática dos esportes pode ser uma excelente saída para quem não curte o ambiente de academia. Não é novidade para ninguém a qualidade de vida que a prática esportiva trás. São diversos benefícios que não conseguiremos elencar todos aqui.

Se o futebol é um esporte super querido por boa parte dos brasileiros, investir nessa prática pode ser algo incrível até mesmo para conquistar novas amizades com os mesmos gostos que você, além de outros benefícios que iremos falar aqui. 

ANÚNCIO

futebol

Fonte: Imagem Internet

Não é novidade para ninguém a qualidade de vida que a prática esportiva trás. São diversos benefícios que não conseguiremos elencar todos aqui.

Faz bem para a mente 

A prática de esportes de uma maneira geral, melhora o humor devido à liberação de um hormônio chamado serotonina. Essa liberação ocorre antes e durante a prática. Anda mal humorado ou desanimado? Comece hoje mesmo a jogar futebol. Outra vantagem incrível é a da concentração e da memória. 

ANÚNCIO

A redução do estresse e da depressão é outra vantagem. Quando se ocupa a mente com a prática de esportes, sobra menos espaço na mente, para as preocupações diárias. As atividades ainda diminuem os hormônios do estresse do corpo. 

Aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o ruim (LDL)

A principal causa do desenvolvimento da pressão alta é a má alimentação e o sedentarismo. A prática do futebol, controla possíveis anormalidades no metabolismo, auxiliando na diminuição do colesterol ruim. Associando a prática do esporte com atividades físicas, é possível também conquistar o aumento do colesterol bom. 

Melhora o sono

De acordo com estudos, a prática de atividade física aumenta em até 37%, ou mais o período de sono dos praticantes. No caso do futebol, essa porcentagem poderá ser ainda maior, levando em consideração a energia gasta na prática do esporte.

Ajuda a emagrecer

Estudos apontam que em 90 minutos de partida de futebol, um jogador corre em torno de 12 km. É claro que estamos falando aqui de uma partida profissional em que a intensidade é bem maior. A média do gasto calórico dessas partidas gira em torno de 1.200 a 1.500 calorias. 

Gostaríamos de destacar aqui que o emagrecimento é uma consequência de diversas ações, mas com certeza a prática do futebol pode auxiliar nesse processo. Incrível como os jogadores conseguem todo esse gasto sem sentir, porque estão concentrados no jogo em si e nos resultados. Isso pode ser uma realidade para você também. 

Aumenta a massa muscular

O aumento da massa muscular auxilia no aumento da imunidade, retarda o envelhecimento, diminui o risco de diversos tipos de lesões e aumenta a flexibilidade. Os benefícios são inúmeros. Ah! Não podemos nos esquecer das questões estéticas. Em diversas ocasiões, um corpo com uma massa muscular relevante se torna mais bonito. 

Fortalece os ossos

A perda óssea acontece naturalmente com o passar dos anos. Quando praticamos alguma atividade física esse quadro muda. Estudos afirmam que exercícios aeróbicos e musculação ajudam a retardar esse processo natural. Como o futebol é um esporte completo e que oferece esses movimentos específicos, ele se torna um grande aliado para evitar esse problema da perda óssea. 

Aumento da força e agilidade

Deixamos esse tópico por último por um único motivo: essa vantagem só poderá ser conquistada por aquelas pessoas bem persistentes que já estão praticando o futebol há algum tempo. Aqueles jogadores que optam por jogar na grama, conseguem extrair ainda mais vantagens, pois os movimentos de giro e ataque são facilitados nesse tipo de campo, ajudando no treino da força e da agilidade. 

ANÚNCIO