Começa Copa América Brasil 2019

O campeonato teve início na última sexta-feira (14), no Estádio do Morumbi, com primeira partida entre Brasil e Bolívia

A Copa América 2019 começou na última sexta-feira (14), com a partida de estreia entre Brasil e Bolívia. A cerimônia de abertura contou com a presença do cantor Léo Santana e da colombiana Karol G, além de uma apresentação com o sonho de 12 crianças que representam cada uma um país participante do evento. O primeiro jogo teve início às 21h30 (horário de Brasília) e ocorreu no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Foto: Buda Mendes / Getty Images

Essa é a quinta vez que o Brasil sedia esse grande evento do futebol internacional, sendo que foi ganhador nas vezes em que foi anfitrião. Os jogos da Copa América acontecerão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte e os estádios escolhidos são os mesmos que sediaram a Copa do Mundo de 2014.

Estão participando dessa edição da Copa América doze países, sendo eles divididos em 3 grupos. O grupo A conta com o Brasil, Peru, Bolívia e Venezuela. O grupo B é composto pela Argentina, Colômbia, Paraguai e Qatar. Por fim, o grupo C conta com Uruguai, Chile, Equador e Japão.

Como foi determinado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), a Copa América 2019 seria disputada por 10 países associados à confederação e dois convidados, que no caso foram Qatar e Japão.

ANÚNCIO

Durante a estreia da Copa América, o presidente Jair Bolsonaro marcou presença, confirmando a programação anunciada no site oficial do Palácio do Planalto.

É possível também acompanhar os jogos ao vivo que serão transmitidos pela Rede Globo, que desembolsou mais de 51 milhões de reais pela exclusividade de transmissão. Para isso, haverá alteração na programação normal da emissora, para cumprir com o horário dos jogos do Brasil.

A seleção brasileira de futebol jogará novamente nesta terça-feira (18) contra a Venezuela, às 21h30, e enfrentará o Peru no sábado (22), no período da tarde, às 16h (horário de Brasília).

No jogo de estreia na Copa América 2019, a seleção brasileira decidiu jogar com a famosa camisa branca, em homenagem aos 100 da conquista da primeira taça continental. Essa conquista ocorreu de um jogo contra o Uruguai, em que o Brasil venceu de 1×0, levando assim a taça para casa.  

A expectativa dos torcedores brasileiros é de que o Brasil não deixe a taça sair de casa e conquiste pela quinta vez esse título. No Twitter da CDF, o jogador Daniel Alves declarou estar preparado para colher os frutos da longa preparação.

A seleção brasileira manteve em sigilo, até a abertura da Copa América, a escalação para o primeiro jogo. Uma notável mudança foi a substituição por Fernandinho, colocando o jogador Arthur no banco de reservas. Arthur teria sofrido uma lesão no joelho direito, mas que por não ter se agravado, o permitiu ficar na reserva e participar da Copa América 2019.

ANÚNCIO