Casillas é anunciado como dirigente de futebol do Porto

Em maio deste ano, o famoso goleiro Iker Casillas sofreu um infarto durante um treino do Porto. Na época, a notícia causou espanto, afinal, Casillas é considerado um dos melhores goleiros da história do futebol. 

Após o infarto, o goleiro de 37 anos foi internado com urgência. Ontem, no entanto, o clube português que Casillas defende emitiu um comunicado a respeito do jogador. Iker Casillas passará a assumir uma nova função e será dirigente de futebol do time.

Casillas
Action Images / Reuters

Os boatos sobre a aposentadoria

Naturalmente, quando um problema de saúde parecido com o de Iker acontece, a aposentadoria é o próximo passo. Foi dessa forma que o público começou a especular quando a imprensa portuguesa iniciou a circulação das primeiras informações sobre a transição de função do jogador. 

Mas, quando o foi feito o comunicado, o Porto fez questão de deixar claro que apesar da nova função atribuída a Casillas, o jogador segue na ativa. Se trata de uma solução temporária enquanto o goleiro não se recupera totalmente do ocorrido.

“Enquanto se recupera do problema de saúde, Iker Casillas fará parte do staff do time do Porto. O espanhol passa a assegurar a ligação entre os jogadores, o treinador e a direção, podendo o âmbito da sua ação ser ampliado a outras funções dentro do clube”, diz o anúncio feito pelo clube.

ANÚNCIO

Carlo Cutropia, empresário de Iker, concedeu informações ao jornal “O Jogo”. De acordo com Cutropia, o goleiro multicampeão só está aguardando um direcionamento médico para poder voltar ao gramado sem restrições. Além disso, em uma outra ocasião o empresário se manifestou sobre os falsos boatos acerca da possível aposentadoria do jogador.

“Casillas ainda está sob baixa médica e nem ele, nem o clube têm pressa para tomar uma decisão. Não se vai decidir nada até o Iker receber informação dos médicos. O FC Porto está a tratar o Iker de forma maravilhosa, não há pressa”, confirmou o empresário em entrevista à ESPN.

Pouco mais de dois meses após infarto sofrido, o jogador não demonstrou intenção de encaminhar sua aposentadoria. A esperança de Iker é que ele possa, muito em breve voltar aos gramados para continuar jogando.

Porém, em entrevista ao site oficial do Futebol Clube do Porto, o jogador diz estar disposto a ajudar o clube trabalhando nesta nova função.

“Vou fazer algo diferente do que fazia normalmente, que era estar em campo. Vou tentar fazer a ligação entre a equipe e o clube. O presidente falou comigo na temporada passada, quando aconteceu a minha situação e disse querer que ficasse com eles, perto dos jogadores, dos mais novos, pois haveria várias mudanças. Vou tentar fazer o possível para ajudar os meus companheiros”  

O histórico de Casillas

Mesmo que a equipe médica confirme a real necessidade de Iker Casillas parar de jogar, uma coisa ninguém poderá mudar: o brilhantismo do jogador. Aos 38 anos, o goleiro esbanja uma porção de títulos notáveis.

Entre eles, as três taças na Liga dos Campeões quando defendeu a meta do Real Madrid. Não menos importante, o jogador também conquistou cinco campeonatos espanhóis e duas Copas do Rei.

Casillas também representou seu país em jogos pela seleção espanhola. Nas maiores conquistas a nível continental e mundial que o futebol espanhol já viu, Casillas estava lá. Ao todo, o goleiro conseguiu vencer duas Eurocopas, uma em 2008 e outra em 2012. Além dessas conquistas, Casillas foi campeão mundial na Copa do Mundo de 2010.

ANÚNCIO