Botafogo estuda desistir de recurso de jogo com Palmeiras no CAS por alto custo

O clube alvinegro pode encerrar processo que pede anulação de pênalti duvidoso marcado pelo Palmeiras em partida no Brasileirão, por gastos com possível recurso no CAS.

Na última quarta-feira (19), rumores começaram a circular no meio esportivo de que o Botafogo deve desistir do processo que já foi negado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) em relação a um pênalti duvidoso do Palmeiras em jogador Deyverson, marcado em partida das duas equipes no Brasileirão.

Foto: Jorge William

Acontece que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu que o pênalti foi válido. O pênalti havia sido marcado pelo VAR (árbitro assistente de vídeo) e o time botafoguense discordou da decisão dos árbitros de vídeo sobre a marcação do pênalti, que deu a vitória para o clube do Palmeiras.

Entretanto, para continuar a tramitação do processo, o Botafogo teria que acionar o recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas os custos deste processo seriam altíssimos para o clube. 

E um dos problemas iniciais é que o processo tramitaria na Suíça. O que adiciona custos referentes à viagem até o país europeu e o acionamento de advogados que conheçam as legislações locais. 

ANÚNCIO

Além disso, apenas a decisão de acionar a Corte Arbitral do Esporte já representa um custo de aproximadamente 50 mil francos suíços, que na cotação atual são R$ 193 mil.

E não é só isso: caso o Botafogo fosse derrotado na Corte internacional, ele também teria que arcar com os custos de seu adversário legal (Palmeiras), o que dobraria o valor de todo o processo, se aproximando de um valor de quase R$ 400 mil.

Portanto, se tratando desta situação, o clube alvinegro provavelmente decidirá em encerrar o processo e aceitar a derrota para o Palmeiras, ainda que acreditem que seu lado está correto. 

Com a decisão do STJD, o Palmeiras tem agora com a tabela de pontos atualizada e oficiais 25 pontos, seguindo na liderança do Campeonato Brasileiro. O segundo lugar está preenchido no momento pelo Santos, time que está com 5 pontos a menos que o time Verdão e ocupa o lugar com 20 pontos. O Botafogo, por sua vez, segue em sétimo lugar, com 15 pontos. 

O próximo jogo do Palmeiras acontecerá após a pausa para a Copa América, no dia 10 de julho, iniciando as quartas-de-final da Copa do Brasil. Já a equipe do Botafogo terá sua próxima partida oficial no dia 14 de julho, jogando pela série A do Brasileirão.

De acordo com o relator que participou do julgamento do processo do pênalti do Palmeiras, que aconteceu na última terça-feira (18), Décio Neuhaus, anular o jogo seria um retrocesso, haja vista que as imagens, os áudios e as filmagens foram completamente analisados, além do fato de o próprio árbitro da partida, Paulo Roberto Alves, ter sido ouvido durante o julgamento. 

Com a tecnologia VAR (árbitro de vídeo), fica cada vez mais difícil que os erros e passes duvidosos fiquem sem ser vistos em jogos de futebol, devido à alta fiscalização presente no campo e o suporte que o VAR tem dado para o árbitro que está em campo.

ANÚNCIO