Ucrânia vence Mundial Sub-20 2019

A seleção ucraniana conquistou pela primeira vez o título Mundial Sub-20, ganhando de virada da Coreia do Sul

A final do Mundial Sub-20 2019 aconteceu neste último sábado (15) na Polônia, entre a equipe vencedora do Grupo D, a Ucrânia, e o time da Coreia do Sul, que venceu no grupo F. O time europeu vencedor do grupo D levou a melhor e, em uma virada de 3×1, conquistou pela primeira vez esse título.

Foto: Kacper Pempel/Reuters

Essa é a primeira vez em que os dois times chegam à final desse grande campeonato mundial de futebol masculino. A partida que levou a Ucrânia para a final foi contra a Itália, em um jogo marcado por altas emoções, em que os ucranianos levaram a melhor e conseguiram com um único gol vencer do time italiano e se classificar. Assim como a Ucrânia, a seleção da Coreia do Sul se classificou para a final vencendo o Equador por 1×0.

No dia anterior à final do Mundial Sub 20, o Equador enfrentou a Itália para decidir o terceiro lugar no torneio. Em mais uma partida marcada por 1×0, o Equador conquistou o terceiro lugar, deixando os italianos para trás.

O início do jogo da final entre Ucrânia e Coreia do Sul foi marcado logo de cara por um pênalti para a Coreia do Sul. O árbitro marcou falta para o coreano Se-Yun e, na cobrança do pênalti, a Coreia emplaca o primeiro gol do jogo.

ANÚNCIO

Após esse primeiro gol, a Ucrânia avançou e, aos 31 minutos do primeiro tempo, o jogador ucraniano Supriaha fez o primeiro gol para seu time. O primeiro tempo de jogo termina empatado e sem muitas emoções após o gol de Supriaha.

Logo no início do segundo tempo, a Ucrânia vira o jogo com mais um gol de Supriaha, aos sete minutos de jogo. Já aos 17 minutos de jogo, Supriaha deixa o gramado e é substituído por Sikan. Entre alguns cartões amarelos para os dois times, o jogo chega aos 43 minutos com uma Coreia que não conseguiu pressionar o suficiente, e assim a Ucrânia marca seu terceiro gol, feito por Tsitaishvili.

Apesar dos cinco minutos de acréscimo, a Coreia do Sul não consegue virar o placar do jogo e a Ucrânia sai vitoriosa, conquistando seu primeiro título no Mundial Sub-20.

Essa conquista da Ucrânia deu seguimento à saga de vitória do Continente Europeu, sendo o terceiro Mundial Sub 20 para o continente. Em 2015, a França saiu vitoriosa e, em 2017, o título ficou para a Inglaterra.

Essas três vitórias seguidas do continente europeu barraram o até então domínio sul-americano. Os maiores ganhadores de título do Mundial Sub 20 são Argentina, com seis títulos já conquistados, seguida por Brasil, que já conquistou a taça cinco vezes.

Juntamente com a Ucrânia, os países que ganharam uma vez o título do Mundial Sub 20 são: Gana, Espanha, União Soviética, Alemanha, Inglaterra, França. Além desses campeões, Portugal também conquistou duas vezes a taça do Mundial, e a Sérvia também. Essa última, conquistou uma única vez como Sérvia e outra quando ainda era a Iugoslávia.

ANÚNCIO