Algumas pessoas acham que para sair do sedentarismo tem que embarcar em uma vida de atividade física muito agitada e cheia de horários. Mas você pode investir em outros esportes, o que é uma alternativa para quem não gosta de estar dentro de uma academia, ou elaborando treinos.
Existem muitos esportes ao ar livre que são preferidos por quem gosta de praticar exercícios. No entanto, há mais de uma atividade que pode ser praticada para sair do sedentarismo e evitar doenças, atividades que podem mudar sua qualidade de vida.
Existem alguns passos que você pode seguir para sair do sedentarismo e ainda praticar esportes. Saiba mais ao longo deste artigo.
O que é sedentarismo?
É a ausência ou a diminuição de atividade física regular, mas o sedentarismo está mais relacionado à falta de exercício que não aumenta o gasto energético. Uma pessoa, por exemplo, que limpa a casa, realiza funções domésticas, ou que tem um trabalho que necessita de esforço físico, não é considerada sedentário.
Uma pessoa, para não ser classificada como sedentária, necessita realizar ao menos 5 vezes por semana, atividades físicas, por pelo menos 30 minutos. E quando é falado sobre praticar exercícios, qualquer movimento intenso que gera gasto energético é considerado exercício.
Quais as consequências de ser uma pessoa sedentária?
Existem várias consequências que o sedentarismo gera, como colesterol alto, gorduras localizadas, tudo isso gerando a ausência da qualidade de vida, além de vários problemas de saúde que encurtam o período de vida saudável. Outros problemas desenvolvidos, são:
- Doenças cardiovasculares;
- Aumento do risco de Diabetes, tipo 2;
- Dor nas articulações;
- Falta de força muscular;
- Perda da flexibilidade articular;
- Acúmulo gordura nas artérias;
- Excesso de peso ou obesidade;
- Roncos e apneia durante o sono.
A obesidade é outro grande problema que tem influência direta na saúde, pois os gastos calóricos chegam a ser tão baixos, que o corpo não elimina as gorduras ingeridas, levando diretamente a obesidade, que já é a causa da morte de muitas pessoas.
Quais esportes posso praticar sendo sedentário?
O mais importante para se destacar aqui é que não é necessário começar de uma vez só, até mesmo porque fazendo isso você pode atropelar um processo, que necessariamente tem que ser gradativo, pois pode causar lesões graves que irão te atrapalhar.
Comece dando prioridade ao exercício que irá fazer, mesmo que seja 30 minutos, guarde os, e não marque outras coisas no horário que você estipulou para essa atividade. Lembre-se de que ter compromisso é fundamental.
Se você não quer sair de casa para fazer nenhum tipo de atividade física, mas não aguenta mais se ver como uma pessoa sedentária, há aplicativos, como o da Nike, que te dão uma série de exercícios que você pode executar em casa.
Mas, se você está disposto a s tornar um praticante de atividades físicas, existem alguns esportes que podem ajudar com isso. Você não precisa necessariamente estar dentro de uma quadra ou ter grandes habilidades para isso, pois são coisas que podem ser adquiridas com o tempo.
Corrida
A corrida é uma prática que ganha muito adeptos todos os anos, e existem várias competições muito acessíveis para quem adora essa prática, mas não é necessariamente um atleta. Portanto, se você deseja adotar esse tipo de atividade em seu cotidiano, basta colocar um tênis adequado, dar aquela alongada e ter força de vontade.
É claro que, com o tempo, os resultados positivos serão notórios e sua saúde irá melhorar muito. Mas pra chegar na etapa de correr e competir em provas de atletismo, por exemplo, é necessário que a pessoa que quer chegar a esse nível comece de forma moderada.
Para isso, uma boa ideia pode ser aumentar gradativamente a intensidade do exercício: comece primeiro pela caminhada, depois uma caminhada mais intensa e logo após o trote, que consiste em uma corrida mais leve.
Pedalar
Exercícios como andar de bicicleta e caminhar previnem doenças crônicas, e imenso é o benefício, pois trazem qualidade de vida para quem se propõe a praticar. Pode ser que o início seja muito difícil para pessoas sedentárias, mas depois fica tudo muito fácil, pois se torna uma rotina com muitos benefícios à saúde.
E você não precisa de muito para fazer esse exercício: se você trabalha na mesma cidade onde mora, experimente ir para o trabalho nesse veículo tão subestimado. Há pessoas que estão tão acostumadas a andar de bicicleta que vão de uma cidade a outra sem reclamar. Mas é importante ressaltar que isso levou tempo, por isso, não se apresse.
O ciclismo é uma categoria esportiva riquíssima, pois, além de dar ao ciclista uma nova forma sustentável de se locomover, é uma prática que fortalece a musculatura, reduz o estresse, ajuda no equilíbrio, melhora a respiração, entre outros benefícios.
Cada coisa no seu tempo
Procure uma maneira de sair do sedentarismo de forma saudável, sem atropelar seus processos e fazer mal a sua própria saúde. Não deixe de praticar alguma atividade física, ou frequentar academias, pois treinos como o de Crossfit virou esporte e possui várias competições. Se você gosta de testar seus limites e se desafiar esse esporte é uma boa opção.