Como começar a praticar esportes sendo sedentário?

ANÚNCIO

Algumas pessoas acham que para sair do sedentarismo, tem que embarcar em uma vida de atividade física muito agitada e cheia de horários, mas você pode investir em esportes, que é uma alternativa, para quem não gosta de estar dentro de uma academia, ou elaborando treinos.

Existem muitos esportes ao ar livre, que são muito requeridos por quem gosta de praticar exercícios ao ar livre. No entanto, há mais de uma atividade que pode ser praticada, para sair do sedentarismo e evitar doenças, atividades que podem mudar sua qualidade de vida. 

ANÚNCIO
Como começar a praticar esportes sendo sedentário?
foto(reprodução/internet)

Existem alguns passos que você pode seguir, para sair do sedentarismo e ainda praticar esportes. Saiba mais ao longo deste artigo. 

O que é sedentarismo?

É a ausência ou a diminuição de atividade física regular, mas o sedentarismo está relacionado a falta de exercício que não aumenta o gasto energético. Uma pessoa, por exemplo, que limpa a casa, realiza funções domésticas, ou que tem um trabalho que necessita de esforço físico, não é considerada sedentário. 

Uma pessoa, para não ser classificada como sedentária, necessita realizar ao menos 5 vezes por semana, atividades físicas, por pelo menos 30 minutos. E quando é falado sobre praticar exercícios, qualquer movimento intenso que gera gasto energético é considerado exercício

ANÚNCIO

Quais as consequências de ser uma pessoa sedentária?

Existem várias consequências que o sedentarismo gera, como colesterol  alto, gorduras localizadas, tudo isso gerando a ausência da qualidade de vida, além de vários problemas de saúde que encurtam o período de vida saudável. Outros problemas desenvolvidos, são:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Aumento do risco de Diabetes, tipo 2;
  • Dor nas articulações;
  • Falta de força muscular;
  • Perda da flexibilidade articular;
  • Acúmulo gordura nas artérias;
  • Excesso de peso ou obesidade;
  • Roncos e apneia durante o sono.

A obesidade é outro grande problema que tem influência direta na saúde, pois os gastos calóricos chegam a ser tão baixos, que o corpo não elimina as gorduras ingeridas, levando diretamente a obesidade, que já é a causa da morte de muitas pessoas. 

Quais esportes posso praticar sendo sedentário?  

O mais importante para se destacar aqui, é que não é necessário começar de uma vez só, até mesmo porque, fazendo isso você pode atropelar um processo, que necessariamente tem que ser gradativo, pois pode causar lesões graves que deveriam  te ajudar, irá te atrapalhar. 

Comece dando prioridade ao exercício que irá fazer, mesmo que seja 30 minutos, guarde os, e não marque outras coisas no horário que você estipulou para essa atividade, lembre se de que ter compromisso é fundamental. Se você não quer sair de casa para fazer nenhum tipo de atividade física, mas não aguenta mais se ver como uma pessoa sedentária, há aplicativos, como da Nike, que te dão uma série de exercícios que você pode executar em casa.

No entanto, se você quiser se tornar um praticante de atividades físicas, existem alguns esportes que podem ajudar com isso. você não precisa necessariamente estar dentro de uma quadra ou ter grandes habilidades para isso, pois são coisas que podem ser adquiridas com o tempo.

Corrida

A corrida é uma prática que ganha muito adeptos todos os anos, e existem várias competições muito acessíveis para quem adora essa prática, mas não é necessariamente um atleta. Portanto, se você deseja adotar esse tipo de atividade em seu cotidiano, basta colocar um tênis adequado, dar aquela alongada e ter força de vontade. Com o tempo os resultados positivos serão notórios e sua saúde. 

Mas pra chegar na etapa de correr e para competir em provas de atletismo, por exemplo, é necessário que a pessoa que quer chegar a esse nível, começa de forma moderada, primeiro pela caminhada, depois uma caminhada mais intensa e logo após o trote, que consiste em uma corrida mais leve. 

Pedalar

Exercícios como andar de bicicleta e caminhar previnem doenças crônicas, é imenso o benefício,  pois trazem qualidade de vida para quem se propõe a praticar. E não precisa de muito para que fazer esse exercício, beneficie sua vida, se você trabalha na mesma cidade onde mora, experimente ir para o trabalho nesse veículo tão subestimado, para pessoas sedentárias no começo será difícil, mas depois fica tudo muito fácil, pois se torna uma rotina. Com muitos benefícios à saúde

Há pessoas que estão tão acostumadas a andar de bicicleta que vão de uma cidade a outra, sem reclamar, mas isso levou tempo, pois nem todos conseguem, mas é uma forma incrível de prevenir doenças. Além disso, o ciclismo é uma categoria esportiva riquíssima, no sentido de dar ao ciclista uma nova forma de se locomover, forma que é sustentável, sendo uma prática que fortalece a musculatura, reduz o estresse, ajuda no equilíbrio, melhora  a respiração, entre outros benefícios.  

Procure uma maneira de sair do sedentarismo de forma saudável, sem atropelar seus processos e fazer mal a sua própria saúde. Não deixe de praticar alguma atividade física, ou frequentar academias, pois treinos como o de Crossfit virou esporte e possui várias competições, se você gosta de testar seus limites e se desafiar esse esporte é uma boa opção. 

ANÚNCIO