Bahia realiza campanha sobre manchas de óleo

As manchas de óleo, que atingiram os nove estados do Nordeste, serviram como gatilho para a campanha de conscientização.


Na última semana, o Esporte Clube Bahia jogou contra o Ceará SC. Infelizmente, o clube baiano acabou perdendo a partida por 2 x 1.

Quem acompanhou o jogo ou acompanha as redes sociais do time pode ter percebido que o Bahia apresentou uniformes com manchas de óleo. Esta foi uma campanha para a conscientização deste assunto que é tão recente.

manchas de óleo
Foto: (reprodução/internet)

A campanha do Bahia

O Ceará SC levou a vitória do jogo, mas o Esporte Clube Bahia também merece aplausos por conta da sua campanha de conscientização em relação às manchas de óleo encontradas nas praias do Nordeste.

Os uniformes dos jogadores apresentaram desenhos de manchas de óleo, que é uma direta alusão às notícias recentes de que foram encontradas essas manchas em diversas praias dos nove estados do Nordeste.

ANÚNCIO

No Instagram, o clube publicou a foto da camisa e escreveu: “Por medidas de redução do impacto ambiental e pela punição aos responsáveis, nosso uniforme estará manchado de óleo no jogo de amanhã – como as praias do Nordeste”.

O mutirão promovido

No dia 19 de outubro, chegou à região os efeitos do grande vazamento de óleo que atingiu as praias nordestinas. O Esporte Clube Bahia se deu o trabalho de postar imagens das áreas afetadas.

E, além disso, convocou os torcedores e pessoas interessadas em ajudar a fazer parte do mutirão de limpeza em Salvador e Vilas do Atlântico. O Bahia é um clube extremamente ativo em relação a posicionamentos que vão além do futebol.

Outras ações do clube promovidas

Ainda neste ano, o Esporte Clube Bahia trocou as bandeirinhas de escanteio do seu estádio por outras bandeirinhas, que possuem as cores do arco-íris.

A medida tinha como objetivo chamar a atenção para o problema da LGBTQfobia e requisitar medidas para o combate à situação.

O Esporte Clube Bahia fez um manifesto em relação às manchas de óleo encontradas. Abaixo, é possível vê-lo na íntegra:

“O problema é seu. O problema é nosso. Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido? O Bahia é você, somos nós, cada ser humano. É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça…”

E continua:

“…O Bahia é a união de 1 povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo. Um convite à reflexão: o que faz 1 ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade? A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural.”

Resta aguardar mais novidades para saber quais serão os efeitos desse protesto realizado pelo Esporte Clube Bahia. Esses posicionamentos, que estão sendo cada vez mais comuns no futebol, realmente chamam a atenção da torcida para questões importantes.

ANÚNCIO