5 benefícios da natação para o seu corpo

Um dos esportes que mais são recomendados, tanto para crianças como adultos, é a natação. E uma das maiores vantagens de realizar o exercício é que esta é uma modalidade sem impacto, ou seja, seus ossos e articulações não correm riscos e pode ser feita praticamente por todas as idades e diariamente.

Além disso, a natação auxilia na perda de calorias e ainda fortalece seus músculos, ampliando a capacidade respiratória. Porém, esses não são os únicos benefícios do esporte. Então, se você deseja fazer aula de natação, não deixe de conferir a lista de benefícios que separamos logo a seguir!

natação
Foto: (reprodução/internet)

Antes de qualquer informação sobre os principais benefícios do esporte, confira uma dica muito importante da professora de natação da Ecofit:

“A natação é um esporte relativamente simples, mas a supervisão de um profissional é essencial em qualquer atividade. Passar por uma boa avaliação física e fazer aquecimento e alongamento antes de cair na piscina é essencial. Além disso, somente com a supervisão de um profissional em uma aula de natação você poderá aprender todos os fundamentos e tirar melhor proveito do esporte.”

Cinco benefícios das aulas de natação

5. Aprimora o sistema respiratório

Você sabia que os pulmões são órgãos elásticos? Sim, eles podem contrair e expandir e esta movimentação depende dos músculos que estão localizados na parede torácica. A natação é um esporte que fortalece e dilata os brônquios, o que faz o seu sistema respiratório aumentar a oxigenação

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Essa modalidade de esporte é indicada não só para os que desejam praticar algum esporte, mas principalmente para os asmáticos, já que sua capacidade respiratória pode melhorar significativamente e o ambiente da piscina ajuda a evitar crises

4. Desenvoltura dos músculos

Um dos poucos esportes que trabalham aprimorando todos os grupos musculares, é a natação. Afinal, a água é 12 vezes mais densa que o ar, o que exige um esforço maior para se movimentar dentro na piscina.

Para que o nadador se movimente debaixo da água, é necessário que a força a ser utilizada seja maior, trabalhando a resistência da musculatura e este é um dos princípios básicos para a tonificação e do desenvolvimento muscular. Como o corpo fica submerso, todos os músculos são exercitados durante uma aula de natação.

3. Melhora a saúde do coração

Segundo a professora de natação, Rebeca Pugliese, “Quando uma pessoa está nadando, os movimentos musculares associados ao trabalho respiratório fortalecem a musculatura do coração, consequentemente, a gordura presente no órgão é eliminada, tornando-o mais forte e vital”. 

Com isso, nadar diminui consideravelmente a incidência de doenças cardiovasculares, uma vez que torna o órgão mais eficiente para bombear sangue pelo corpo. 

2. Diminui o estresse

Um dos maiores males da sociedade atual é o estresse diário. Com a prática de exercícios físicos, o corpo libera endorfina ─ hormônio do bem-estar ─ proporcionando sensações de relaxamento e elasticidade

Mas, é necessário que haja muita concentração para conciliar os movimentos corporais e o trabalho respiratório na piscina. É preciso que o nadador mantenha sua mente livre e atento à sua atividade física. 

1. Reduz os riscos de diabetes tipo 2

Exercícios aeróbicos, como a natação, são ótimos influenciadores para reduzir os riscos de diabetes. Por gastar uma grande quantidade de caloria, a aula de natação diminui o risco de contrair diabetes do tipo 2.

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