Quem ganhou o Campeonato Brasileiro de 1987?

Caso foi parar no STF e, depois de muita ‘briga’, em 2017, a Suprema Corte finalmente decidiu quem foi o ganhador do evento esportivo. Saiba a história neste artigo!


O Campeonato Brasileiro de 1987 foi coberto de muitas polêmicas e alterações que, até hoje, são caso de ‘briga’ no Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, para entender melhor tudo isso, é necessário voltar mais um ano, em 1986, onde todo esse problema começou.

O Campeonato de 1986 foi organizado pela CBF e se mostrou uma verdadeira dor de cabeça.

Isso porque o campeonato foi disputado por 80 times, misturando primeira, segunda e terceira divisão da época. Somado a isso, uma série de partidas foram decididas nos tribunais, o que tornou tudo ainda mais confuso.

campeonato brasileiro de 1987
Foto: reprodução/internet.

Para tentar resolver o problema para o ano seguinte, foi fundado, em 1987, o Clube dos 13, compostos pelos 13 maiores times da época. A princípio, esses times disputariam o Campeonato Brasileiro de 1987 nos moldes dos campeonatos italianos da época, que eram os mais famosos do mundo.

Para isso, eles convidaram mais 3 times para compor os 16 necessários para a realização. Porém, a CBF interveio, pelo fato de que alguns times que disputaram o campeonato do ano anterior tinham conquistado o direito de disputar aquele ano, e não tinham sido chamados.

Para resolver o problema, foi criada, então, uma divisão por módulos. Os módulos Verde e Amarelo eram referentes à primeira divisão do campeonato, enquanto que os módulos Azul e Branco eram referentes à segunda divisão.

Mais complicações no Campeonato Brasileiro de 1987

Com os módulos definidos, o campeonato se iniciou. No módulo Verde, o campeão foi o Flamengo, em cima do Internacional.

No módulo Amarelo, houve um empate de 11 x 11 disputados nos pênaltis, entre Guarani e Sport. Porém, só foram considerados na hora de determinar o campeão o vencedor do módulo Verde, ou seja, o Flamengo, ignorando-se o módulo Amarelo. Esse vídeo é uma verdadeira videoaula do que aconteceu nesse período tão conturbado:

O campeonato se estendeu para 1988

Por causa desse problema, a CBF resolveu fazer um quadrangular entre os times que disputaram a final de 1987 para definir o “verdadeiro campeão”. Acontece que Flamengo e Internacional não aceitaram essa proposta, acabando por apenas Sport e Guarani disputarem essa nova final, nos meses de janeiro e fevereiro de 1988.

O primeiro jogo entre Sport e Guarani terminou empatado em 1 x 1. Já o segundo jogo terminou com uma vitória de 1 x 0 para o Sport. Dessa forma, o Sport foi considerado o verdadeiro campeão do Campeonato Brasileiro de 1987, disputando, inclusive, a Libertadores de 1988.

Foto: reprodução/ internet.

Mas a CBF depois resolveu voltar atrás e definir que Flamengo e Sport foram os vencedores de 1987.

Campeonato Brasileiro de 1987 após algumas décadas

Em 2014, o caso foi “revivido” no STF. Dessa forma, o STF definiu que apenas o Sport tinha sido o campeão de 1987. Mas não acaba por aí! Em 2015, o Flamengo entrou com um recurso no STF para definir apenas ele (que tinha perdido o título depois da decisão de 2014) como o único campeão de 1987.

Foto: reprodução/ internet.

O STF, por sua vez, deu como indeferido o recurso, mantendo o Sport como único campeão daquele ano. O Flamengo entrou com um último recurso, que foi novamente indeferido.
Em 2017, o STF homologou em definitivo o Sport como campeão do Campeonato Brasileiro de 1987.