Esportes radicais urbanos – Conheça os benefícios

ANÚNCIO

A maioria das pessoas, em algum momento já ouviram falar a respeito dos esportes radicais urbanos. Ainda que você não o conheça por esse nome, certamente já viu por aí algum garoto ou garota andando de skate pelas ruas da cidade. 

Esse tipo de esporte é um daqueles que injetam uma grande quantidade de adrenalina em nosso sangue e trazem aquela sensação do coração tão acelerado que parece que vai saltar. A ideia é justamente essa, proporcionar aos praticantes uma experiência cheia de intensas emoções que podem ser bem interessantes. Se você deseja começar a praticar esse tipo de esporte, continue lendo este artigo que daremos dicas incríveis. 

ANÚNCIO

esportes

Conhecendo a história dos esportes radicais urbanos

Os conhecidos esportes radicais urbanos ou, também chamados de esportes de aventura, podem ter como principal marco de sua origem na década de 1980 e início dos anos 90. Muitos desses esportes que conhecemos hoje já eram praticados, contudo, de maneira aleatória e associados a outras funcionalidades de esportes. 

O surgimento dos esporte radicais se deram e uma maneira simples e até despretensiosa, os praticantes queriam experimentar e vivenciar certas situações em determinados ambientes, essas experiências envolvem riscos maiores do que os comumente praticados. 

A prática se resumia a um grupo pequeno que se reuniam para praticar atividades. Com o passar do tempo esses esportes foram sendo popularizados e gradativamente o número de adeptos crescendo. Já na década de 90 essas práticas tomaram mais corpo e foram ganhando visibilidade e organizações mais bem elaboradas, como o surgimento de competições não só no Brasil, mas no mundo inteiro. 

ANÚNCIO

Diversos esportes existem há décadas, por outro lado, alguns outros, estão ganhando mais visibilidade recentemente. Existe ainda aqueles que surgiram em decorrência de outro esporte e, com algumas modificações, foram se popularizando. 

Esses esportes possuem subcategorias internamente, fato que acaba criando uma variedade ainda maior de estilos. 

Com as Revoluções industriais, a forma com que as pessoas se organizavam nos espaços urbanos, bem como suas relações de trabalho foram sendo modificadas, esse fato influenciou diretamente na adesão, por diversas pessoas, da prática de esportes radicais urbanos. 

Porque fazer esportes radicais?

Apesar de ser uma prática adotada por pessoas mais jovens, os esportes radicais urbanos podem ser aderidos por qualquer pessoa que queira se aventurar e experimentar sensações de adrenalina, independentemente da idade. Não existe contraindicações exceto em casos específicos de saúde 

Outra excelente vantagem é que essa prática ajuda a desenvolver maior capacidade cardiovascular, fazem bem para o corpo e para a mente, além de propiciar uma boa dose de força muscular, rapidez e agilidade. Para aqueles que possuem algum problema cardíaco, hipertensão ou problemas associados a vertigens, equilíbrios e afins a prática não é recomendada. 

Toda atividade desse tipo pode e deve ser acompanhada por profissionais devidamente capacitados, evitando, assim, maiores problemas. Você ganha muita habilidade corporal e agilidade com esses esportes. Pelas características dos mesmos, será preciso realizar uma série de movimentos e ações que permitam que você desenvolva novas capacidades e potencialidades motoras.

ANÚNCIO